Você está aqui: Página Inicial / Eventos / Exposições / Isaac Julien

Isaac Julien

Três pesquisadores analisam aspectos da obra de Isaac Julien que constituem temas centrais para a produção contemporânea: o papel das exposições na circulação da arte, questões étnicas e de gênero, deslocamentos geográficos, fluxos migratórios. As três mesas estão concentradas em um dia de atividade.

 

Teatro SESC Pompeia

Ingressos: gratuitos. Devem ser retirados a partir das 9h30 do dia 20/10, na bilheteria do SESC Pompeia. Sujeito à lotação do espaço. Tradução simultânea: empréstimo do equipamento mediante apresentação de documento com foto.

sescsp.org.br

 

Mais informações: http://www.videobrasil.org.br/isaacjulien/

Curadoria Educativa

Atividades em família para Isaac Julien: Geopoéticas

Encontros Educativos

PALESTRA DE FORMAÇÃO COM MARK NASH [VÍDEO]

O curador e teórico de cinema falou, para educadores e público interessado, sobre o lugar da linguagem cinematográfica na obra de Julien, tendo por foco a instalação Ten Thousand Waves. Chefe do departamento de curadoria de arte contemporânea no Royal College of Art, Londres, Nash foi cocurador da Documenta11 (2002).

Teatro do SESC Pompeia
Dia 1/09, às 16h


FALA DO ARTISTA [VÍDEO]

Isaac Julien comentou as obras da exposição e trata de temáticas e motivações recorrentes em seu trabalho, marcado tanto pelo desejo de expandir a narrativa cinematográfica para o espaço quanto pelas questões pós-coloniais e de gênero.

Teatro do SESC Pompeia
Dia 2/09, às 17h

Programação - Seminário Internacional Isaac Julien

Dia 20/10, das 10h30 às 12h30
Mesa 1 - A história imaginada - Vinicius Spricigo
Com base nos escritos de Vilém Flusser, o pesquisador propõe uma leitura histórica que relaciona as exposições de arte contemporânea realizadas no Brasil ao pensamento e às práticas pós-colonialistas e antropofágicas de produção de arte. A fala remete à tese de Flusser segundo a qual exposições são lugares onde obras são expostas ao público, e o público é exposto às obras, o que inauguraria novos modos de consumo e produção de arte.

Vinicius Spricigo é pesquisador do Centro Interdisciplinar de Semiótica da Cultura e da Mídia (CISC) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP).

[VÍDEO] [RELATO por Gilberto Mariotti]

Dia 20/10, das 14h às 14h45

Mesa 2 - Fantasias polares e estética na obra de Isaac Julien - Lisa E. Bloom

A partir de seu livro Gender on Ice: American Ideologies of Polar Expedition (1993), em que narra a conquista do Polo Norte sob a perspectiva de mulheres, negros, inuítes e outros excluídos dos relatos oficiais, Lisa Bloom faz observações estéticas e políticas sobre as questões de colonização, sexualidade e migração presentes em Fantôme Créole.

Mestre em belas-artes pelo Rochester Institute of Technology and Visual Studies Workshop (1985), a autora de livros como With Other Eyes: Looking at Race and Gender in Visual Culture (1999) leciona cultura visual na Universidade da Califórnia em San Diego.

[VÍDEO] [RELATO por Tiago Machado] [RELATO por María Iñigo Clavo]

Dia 20/10, das 15h às 15h45

Mesa 3 - Planaridade/Planetaridade - Rania Gaafar

A pesquisadora traça paralelos entre o espaço geográfico e o espaço criado pela arte contemporânea que envolve instalação e imagem em movimento, e analisa a forma como as raízes antropológicas, sociológicas e geopolíticas são tratadas por Isaac Julien na produção de imagens e instalações.

Com publicações sobre filmes, arte da imagem em movimento, alteridade cultural e teoria da mídia, Rania Gaafar é pesquisadora associada do Departamento de Arte de Mídia da Universidade de Arte e Design em Karlsruhe, na Alemanha, e doutoranda no Departamento de Cultura Visual da Goldsmiths, Londres.

[VÍDEO] [RELATO]

 

Realização 2