Você está aqui: Página Inicial / Eventos / Simpósios e Seminários / Ciclo de Debates: Arte Pública / A Cidade como Palco - performance-happening-espaço público: palestra com Heinz Schütz

A Cidade como Palco - performance-happening-espaço público: palestra com Heinz Schütz

Fórum Permanente: Museus de Arte - entre o público e o privado Goethe Institut

 


[ RELATO ] por Graziela Kunsch

Nos anos 60 e 70, a arte deixa os museus e galerias e ganha as ruas. Os artistas deixam de produzir objetos vendáveis, passam a usar seu próprio corpo e começam a representar. Eles convidam o público passivo para uma participação ativa: a arte torna-se performática, questões políticas e estéticas se inserem no tempo das grandes negociações. As duas últimas décadas representam a época do resgate e do totalitarismo econômico. Os museus celebram um revival pós-modernista, a antiga arte performática e seu impacto crítico são ignorados. Hoje, ao lançarmos um olhar retrospectivo sobre os anos 60 e 70, nos perguntamos sobre o significado da arte performática pública atual.

Esta palestra do teórico de arte e curador alemão Heinz Schütz insere-se no ciclo de debates “Arte Pública”, um programa de palestras, mesas-redondas e debates organizados em parceria pelo Centro Cultural Banco do Brasil, MAG+, Fórum Permanente, British Council, Goethe-Institut São Paulo, Agência Espanhola de Cooperação Internacional., Consulado Geral da França em São Paulo, Consulado Geral da Holanda em São Paulo e Secretaria de Estado da Cultura.

MEDIADOR: Mário Ramiro
DEBATEDOR: Regina Melim

DATA: 24/maio – quinta – 19h30
LOCAL: Instituto Goethe

registrado em: