Apresentação
No 1° Seminário Internacional de Arte e Educação do Instituto Inhotim serão reunidos programas e projetos que evidenciam como práticas artísticas podem articular estratégias de formação de jovens por meio de lugares de encontro, plataformas de convívio e compartilhamento de experiências. O evento conta com a presença de importantes artistas, curadores e educadores nacionais e internacionais.
As perspectivas são tão diversas quanto os 
participantes, que vão de Lucia Koch e Jarbas Lopes, artistas que tem em
 seus trabalhos proposições colaborativas para públicos ou comunidades, 
até Mônica Hoff, Luiz Guilherme Vergara e Jessica Gogan, da Bienal do 
Mercosul, que vêm falar sobre formação de mediadores. São destaques 
também, Jude Anogwih, da Documenta de Kassel e propositor do CCA - 
Center of Contemporary Art, em Lagos, Nigéria, e Eungie Joo, que 
assumirá o cargo de Diretora de Artes e Programas Culturais do Inhotim 
em setembro deste ano. Joo vem para falar de sua experiência no projeto 
G-class do New Museum, de Nova York. O programa utiliza o Museu como 
recurso para completar o aprendizado de estudantes do ensino médio por 
meio da exploração da arte contemporânea, fazendo conexão com assuntos 
locais, globais e culturais que afetam suas vidas.
Além destes, 
Corinne Felgate, artista londrina, vem falar da plataforma 
Turbinegeneration, da TATE Modern, de Londres, que propaga discussões 
sobre arte entre jovens de sua comunidade. Do Inhotim, Maria Eugênia 
Salcedo, Gerente de Coordenação Pedagógica do Instituto, fala sobre o 
programa Laboratório Inhotim, que reúnes jovens do ensino médio público 
de Brumadinho para discutir e gerar conhecimento sobre cidade, 
coletividade e intervenção.
No Seminário, os jovens participantes
 do Laboratório Inhotim fazem uma intervenção com Jarbas Lopes nos dois 
dias do evento. Eles ficam em atividade com o artista a partir do dia 18
 de agosto, preparando a intervenção. Nesse sentido, a conferência 
analisa como práticas artísticas podem instaurar ambiências para 
contatos sociais e participativos e como processos educativos, que levam
 em conta práticas artísticas, podem colaborar na formação de jovens em 
comunidade, evidenciando práticas educativas nacionais e internacionais 
que levem em conta tais questões. O Seminário pretende colocar em pauta 
possibilidades de formação que, tangenciadas pela arte, colaborem na 
percepção de inovadores processos de formação e educação na 
contemporaneidade.






