Conferência 1: O sistema da arte/Sobre o tema

null
DOCUMENTAÇÃO
Conferência 1
>> Sobre o tema
>> Textos na íntegra
>> Resumo da conferência
>> Relato da conferência
>> Resumo do debate imersivo
>> Relato do debate imersivo
>> Documentação audiovisual
Conferência 2
Conferência 3
Mesa-redonda 1
Mesa-redonda 2
Mesa-redonda 3
Mesa-redonda 4
Comunicações
Considerações finais

Conferencistas: Susan May, Ousseynou Wade, Paulo Herkenhoff; Moderadora: Daniela Bousso.Auditório 1.
Relatores: Paula Alzugaray (resumo), Fernando Oliva (relato), Paula Braga (coordenação de relatos).


Sobre o tema

Talvez a característica mais marcante da arte contemporânea seja a redefinição dos espaços de criação e circulação da arte. A imagem romântica da inocência criativa isolada em um ateliê choca-se com o atual modelo de trabalho em rede, no qual o artista é compelido a atuar em um sistema cuja lógica assemelha-se à da cultura corporativa. Ao mesmo tempo em que conhecem e exploram os meandros dessa máquina de administração da cultura, artistas, curadores e instituições precisam reafirmar a singularidade da arte. Esse jogo de aceitação e rejeição do modelo do capitalismo corporativo caracteriza as vibrações da rede que estrutura o sistema da arte.

A conferência de abertura do simpósio Padrões aos Pedaços pretende, então, refletir sobre os atuais processos de criação, exposição, mediação e institucionalização relativos ao sistema da arte. Fazem parte dessa discussão questões tais como: o “lugar da criação” na arte contemporânea; concepções de espaço da arte na Modernidade (Modernismo e Pós-Modernismo); o trânsito da crítica nesse sistema; o papel e a autoridade do artista, do crítico, do curador, do público, da instituição nesse sistema e fora dele; a relação entre arte e vida, bem como reflexões sobre cada ponto que estrutura o sistema: museus, galerias, coleções públicas e privadas, revistas de arte, a indústria cultural, fundações, gestores de museus, gestores de galerias, colecionadores, artistas, críticos, teóricos, historiadores da arte, acadêmicos e público.

null

Da esquerda para a direita, Stephen Rimmel (british Council, Wilma Motta (Instituto Sérgio Motta), João Batista de Andrade (Secretário de Estado da Cultura), Ana Thomé (AECI, Espanha), Daniela Bousso Paço das artes, Martin Grossmann (Fórum Permanente) e Joachim Bernauer (Goethe Institut).