Conferência 3: O papel da mídia no circuito da arte/Sobre o tema

null
DOCUMENTAÇÃO
Conferência 1
Conferência 2
Conferência 3
>> Sobre o tema
>> Textos na íntegra
>> Resumo da conferência
>> Relato da conferência
>> Resumo do debate imersivo
>> Relato do debate imersivo
>> Documentação audiovisual
Mesa-redonda 1
Mesa-redonda 2
Mesa-redonda 3
Mesa-redonda 4
Comunicações
Considerações finais

Conferencistas: Antoni Abad, Lucia Santaella Moderador: Celso Favaretto. Auditório 1.
Relatores:Paula Alzugaray (resumo), Renata Motta (relato), Priscila Arantes (coordenação de relatos).

Sobre o tema

(por Lúcia Santaella)
Os modos de produção artística de que uma sociedade dispõe não são apenas determinantes das relações socias entre os artistas e os circuitos que levam essa produção para o público receptor, como também interferem substancialmente na própria natureza da obra. Enfim, a existência de toda obra é cultural e socialmente sobredeterminada. Tendo isso em vista, como via de compreensão da complexidade cultural e artística contemporânea venho ultilizando, há alguns anos, uma divisão das eras culturais em seis tipos de formações histórico-sociais: a cultura oral, a cultura escrita, a cultura impressa, a cultura de massas, a cultura das mídias e a cultura digital.

Não se trata aí de períodos culturais lineares, como se uma era fosse desaparecendo com o surgimento da próxima. Ao contrário, há sempre um processo cumulativo de complexificação: uma nova formação cultural vai se integrando na anterior, provocando nela reajustamentos e refuncionalizações.

null
Lucia Santaella (conferencista), Celso Favaretto (mediador)
e Antoni Abad conferencista).


O mesmo processo também ocorre no universo da arte. Em função disso, o que vivemos hoje é uma sincronização de todas as eras culturais, um verdadeiro caldeirão de misturas, em que convivem todas as formas de arte, das artesanais, passando pelas tecnológicas eletromecânicas e eletrônicas até as digitais, pós-industriais. Nesse contexto, é importante marcar as grandes transformações que começaram a se operar nos modos de recepção da arte a partir do advento da cultura de massas. A arte deixou de reinar soberana no universo das elites culturais e passou a coexistir em diálogos e oposições com produtos culturais de massa. O desenvolvimento cada vez mais acelerado das tecnologias de comunicação de que resultou o crescimento das mídias e das linguagens culminou no surgimento da cultura das mídias nas últimas décadas do século XX, esta seguida imediatamente pela cibercultura. Com isso, dos anos 1960 em diante, de modo cada vez mais peremptório, entramos em uma idade Mídia. Nada está fora das mídias, muito menos as artes. O que chamamos de circuito das artes não é algo paralelo ao mundo das mídias, mas um contexto cultural geral no qual as artes estão imersas. Não obstante a onipresença das mídias, a arte não perdeu seu caráter, sua face própria e suas funções sociais e culturais, ao contrário, acentuou-as. Esta palestra estará voltada para a discussão desse aparente paradoxo: de um lado, a impossibilidade de escape da onipresença midiática e, de outro, a preservação da face autônoma das artes. (por Lúcia Santaella)