Estrutura do Simpósio

Padrões aos Pedaços: o Pensamento Contemporâneo na Arte


1o simpósio internacional do Paço das Artes

 
de 07 a 10 de agosto 2005
Paço das Artes
São Paulo

 

O Simpósio terá a duração de quatro dias, de domingo (7 de agosto) à quarta-feira (10 de agosto) de 2005 e constará de quatro partes:

1) Conferências (Keynote speech) no domingo à tarde e pelas manhãs de segunda e terça-feira, com um palestrante nacional e outro estrangeiro (50 minutos cada), seguidas de debates imersivos.

2) Mesas redondas à tarde

3) Comunicações. As comunicações são apresentações de trabalhos inéditos de pesquisadores de pós-graduação, estudantes, artistas e críticos selecionados pela Comissão Científica do Simpósio. Discutem, entre outros, o entrelaçamento entre produção artística e políticas culturais, o lugar e o papel da crítica de arte no século XXI, os aspectos poéticos das linguagens artísticas da produção contemporânea.

4) Relato completo dos temas e das discussões desenvolvidas em todas as sessões do simpósio.

5) Publicação impressa do simpósio

O formato desse Simpósio difere um pouco dos formatos tradicionais, objetivando o aprofundamento do debate sobre os temas propostos.
Todos os participantes inscritos participarão das conferências. Após pausa para o almoço, apenas um terço da plenária participará dos debates imersivos. Os outros dois terços do público participarão das mesas redondas que complementam o Simpósio na parte da tarde.
Quanto às comunicações, serão de livre escolha do público participante e ocorrerão após os debates imersivos e as mesas redondas.

No último dia do simpósio, todos os participantes tomarão ciência dos conteúdos debatidos ao longo do evento, através das sínteses minuciosas e das críticas elaboradas pelos relatores que acompanharão as discussões.

O Simpósio acontecerá no Paço das Artes e também on-line, em tempo real. Para tanto, contamos com o apoio e participação do Canal Contemporâneo, da UOL, do Fórum Permanente: Museus de Arte, entre o público e o privado e do suporte acadêmico e tecnológico da Universidade de São Paulo (USP), fornecido pela Escola de Comunicações e Artes, Comissão de Tecnologia da Informação (CTI) e do Centro de Computação Eletrônica (CCE) .

Ao final de cada dia do Simpósio o material dos relatores será editado e publicado no site do Fórum Permanente constituindo-se assim em memória viva do evento.

Além dos palestrantes, o simpósio contará com um grupo de destacados agentes do sistema da arte brasileiro que atuarão como debatedores/provocadores em todas as sessões do evento. 

O simpósio terá também uma equipe de relatores - responsáveis pela confecção de relatos críticos dos eventos que conformam o seminário.

A seleção dos trabalhos para a sessão de comunicações ficará a cargo da comissão científica formada por: Martin Grossmann [professor associado da USP] e Miguel Chaia [professor doutor da PUC] (coordenadores), Priscila Arantes [professora doutora da PUC], Bia Medeiros [professora doutora da UnB], Daniela Kutschat [professora doutora da pós do SENAC-SP] e Paula Braga [doutoranda FFLCH-USP].

Obs.: os nomes dos convidados ainda estão em fase de confirmação e consultas. Poderão ocorrer alterações na programação e na estrutura do evento no decorrer do processo atual de pré-produção, que se encerrará no dia 06 de junho de 2005, quando será divulgado oficialmente a programação final do simpósio.

 
 null