apresentação do seminário

O Seminário Internacional As cidades e suas margens convida múltiplas vozes e posturas - artistas, curadores, arquitetos, urbanistas, ativistas, antropólogos e historiadores - para dialogar e debater sobre potenciais agenciamentos entre arte contemporânea e escala urbana no Brasil.

Este encontro desdobra-se em reflexões sobre o papel central dos rios e suas margens na conformação do território e das cidades brasileiras, e assinala para as reconfigurações urbanas radicais em curso envolvendo novos atores e forças locais e trans-nacionais. Projetos e práticas de arte pública realizados a partir dos anos noventa em distintos lugares do continente americano contribuem para uma revisão destas experiências, preceitos, estratégias e efeitos respectivos, e somam para o debate atual sobre os vários entendimentos de público, “espaço público” e “arte pública”.

Vivemos um momento de inflexão histórica singular no Brasil, de impasses e transformações epistemológicas intensas, de experimentação, invenção. E como nos relembra o antropólogo Eduardo Viveiros de Castro: “O Brasil é grande, mas o mundo é pequeno; então não adianta ficar pensando só no Brasil”. Que o espírito de conversa presente no desenvolvimento deste seminário e com os convidados participantes, se intensifique ao longo dos quatro dias deste primeiro evento público do projeto Margem, e contribua para uma continuidade destas reflexões e ações através dos projetos artísticos convidados e das cidades e suas margens, de futuros debates e publicações.


Ligia Nobre
coordenadora