Você está aqui: Página Inicial / Dossiês / MuBE / Manifestantes protestam contra despejo do MuBE pela Prefeitura de SP

Manifestantes protestam contra despejo do MuBE pela Prefeitura de SP

FOLHA DE S. PAULO

23 de abril de 2007

FOLHA Cotidiano

Fonte: FOLHA DE S. PAULO. Manifestantes protestam contra despejo do MuBE pela Prefeitura de SP. Cad. Cotidiano. 23/04/2007. Disponível em http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff2304200712.htm. Acesso em 06/05/2007. 


Manifestantes protestam contra despejo do MuBE pela Prefeitura de SP

DA REPORTAGEM LOCAL 

 

Cerca de 200 pessoas participaram ontem de uma manifestação contra a decisão da Prefeitura de São Paulo de retirar o MuBE (Museu Brasileiro de Esculturas) de uma área pública que ocupa desde 1987 no Jardim Europa, região nobre da capital paulista.

Os manifestantes deram as mãos e ficaram em volta do museu. Também havia um abaixo-assinado -com adesão de cerca de mil pessoas.

 

A prefeitura defende que houve "desvio de função" das instalações do museu, onde ocorrem lançamentos de produtos e desfiles. E diz que pretende manter um museu para esculturas na área, com acervo do Departamento do Patrimônio Histórico e da Pinacoteca Municipal. Ainda não há data para o despejo ocorrer.

 

O artista Caciporé Torres era um dos que protestavam contra a decisão, considerada "absurda" por ele. "O MuBE é obrigado a fazer eventos em razão das circunstâncias. A prefeitura deveria dar uma verba para o museu obter acervo e reserva técnica."

 

Para a designer de jóias Diana Marth, a realização de eventos, além de uma maneira de obter recursos, é uma forma de o museu se inserir na sociedade. "É preciso rever essa visão tradicional, restrita, sobre a função do museu."
Marius Rathsam, diretor do MuBE, diz que ficou "encantado" com o apoio. Ele deve recorrer contra o despejo.

 

Andrea Matarazzo, secretário das Subprefeituras, diz que, diferentemente do que ocorre em outros museus, os eventos do MuBE não são revertidos para a obtenção de acervo. "É o evento por evento, em que não há benefício para a população", diz. "Todo mundo que distingue evento social de cultural nos apóia."


Fonte: FOLHA DE S. PAULO. Manifestantes protestam contra despejo do MuBE pela Prefeitura de SP. Cad. Cotidiano. 23/04/2007. Disponível em http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff2304200712.htm. Acesso em 06/05/2007.