atividades


Ainda que a apresentação dos projetos em um formato expositivo seja indispensável para a Temporada de Projetos na Temporada de Projetos são ainda mais importantes — do ponto de vista do alcance formativo — as atividades de suporte englobadas nas três plataformas representadas pelas oficinas de formação, nos programas "Arte-Projeto" e "Universidade de Projetos", e no "Projeto Portfólio", criado junto com o Núcleo Educativo do Paço das Artes. Todas as atividades são gratuitas e abertas. Algumas (oficinas) requerem inscrição prévia pelo site http://projetosnatemporada.org onde se encontram também mais informações sobre cada atividade.


--------------------------------------------------

OFICINAS


Durante as oficinas os participantes poderão apresentar e discutir seus projetos e trabalhos com outros artistas, curadores, críticos e especialistas da área e vivenciar um processo de curadoria e seleção de projetos.


Oficinas de projeto


•    Dias 09/10 e 19/11 das 14h às 17h – Fernando Oliva

O objetivo desta oficina é aparelhar os artistas a entender e se aproximar dos critérios – muitas vezes nebulosos e insondáveis – presentes em um contexto de seleção de projetos em arte contemporânea por um júri de especialistas.

Ao final da oficina, os participantes devem se sentir mais bem preparados para estruturar sua apresentação, tanto do ponto de vista do vocabulário e do desenho gráfico escolhidos, como das estratégias por trás da proposta.

Nos últimos anos, a noção de “especificidade” tem sido empregada por júris de salões, temporadas e programas como fator determinante – nem sempre claro, porém eliminatório. Deste modo, é fundamental que o artista esteja preparado para responder a esta demanda subjacente às escolhas. Em muitas destas situações tampouco está claro a relevância do portfólio. Ou seja, o mais sensato talvez seja buscar um equilíbrio entre as opções. Entre a ousadia do ineditismo e a cautela do percurso já avalizado pelo circuito, opta-se por uma “terceira via”, uma saída pelo centro.

Haverá um encontro inicial com os participantes (dia 9/10) no qual será iniciada a atividade a ser desenvolvida para a oficina e também indicada bibliografia. A partir desse encontro ocorrerá um acompanhamento (via internet, por email) que culminará em um segundo encontro presencial (dia 19/11) no qual os projetos deverão ser apresentados e discutidos coletivamente.



•    Dia 05/11 das 14h às 17h - Luisa Duarte e Lais Myrrha

A exposição “Temporada de Projetos na Temporada de Projetos” traz consigo uma série de questões, entre elas aquela que questiona a fronteira tênue e por vezes ambígua entre curador e artista, bem como problematiza as relações entre as camadas discursivas e visuais em uma obra de arte. O workshop ministrado por Lais Myrrha e Luisa Duarte irá justamente retomar criticamente tais questões colocadas pela própria exposição sob o ponto de vista de uma artista e de uma curadora.



•    Dia 17/11 das 14h às 17h – Carlos Fajardo

O objetivo dessa oficina é que cada artista participante apresente um trabalho de sua autoria para uma discussão coletiva orientada pelo artista Carlos Fajardo. Os participantes poderão mostrar imagens e documentos impressos ou por meio de mídias digitais.




•    Dia 18/11 das 14h às 17h – Paula Alzugaray

A oficina tem como objetivo pensar o que estrutura um projeto e não como se julga um projeto, refletindo idéias de projeto e processo, como “o processo como obra ” e “o projeto como obra”. Após uma introdução teórica, será feita uma discussão sobre a produção dos participantes.




Oficina de curadoria


•    Dias 23/11 e 25/11 das 14h às 17h – Cauê Alves

O objetivo da oficina é discutir práticas curatoriais, o curador como profissional que organiza, supervisiona ou dirige exposições, seja em museus ou nas ruas, em espaços culturais ou galerias comerciais. Também pretende refletir sobre a seleção de projetos e sobre esse campo interdisciplinar que é a curadoria, o uso público da reflexão e a definição de critérios de seleção, e a noção de obra de arte como abertura.

O processo se dará a partir do exame dos projetos participantes da “Temporada de Projetos na Temporada de Projetos”. A oficina irá se desenvolver com a realização de exercícios de seleção e debates sobre o papel e funções do curador e do júri nas instituições de arte.



--------------------------------------------------

ARTE-PROJETO


No programa Arte-projeto o público poderá ouvir relatos de críticos, artistas e curadores sobre suas atuações em instituições e ações culturais, conhecer os editais e linhas de fomento no Brasil, e debater o papel e o processo do artista e do curador. O formato dessas palestras foi pensado para que se estabeleça um diálogo o mais aberto possível entre os palestrantes e o público.




•  24/10, 15/11 e 6/12, sempre às 15h: Boris Groys

Exibição de vídeo-palestra produzida pelo autor, baseada em seu texto de mesmo nome.
Áudio em inglês com legendas em português.

Após a exibição do vídeo será aberto um espaço para a realização de um debate entre os presentes, focado nos temas abordados no vídeo e possíveis desdobramentos.



• 21/10 - 14h30: Milton Sogabe: “Artistas e Projetos”

O artista está sempre modificando e sendo modificado dentro de um sistema conectado com todas as áreas do conhecimento. Embora a arte sempre dialogue com todas as áreas no contexto criativo, dentro da academia ainda busca uma adaptação no contexto da pesquisa científica, assim como no contexto cultural, onde os artistas são obrigados a formatarem projetos para poderem desenvolver suas obras.



• 14/11 - 15h:  Tadeu Chiarelli: "O projeto como projeto / o projeto como arte: considerações sobre arte e curadoria"

Nesse encontro Tadeu Chiarelli estabelecerá considerações sobre a arte contemporânea, a partir da questão dos projetos apresentados para a participação em exposições de arte. Suas considerações estarão baseadas em sua experiência como historiador, crítico e curador de arte com larga experiência como jurado de salões e exposições.



• 27/11 - 15h: Ligia Nobre: "Projeto como espaço"

A partir da sua trajetória que passa pela arquitetura e a proximidade com as artes visuais, Ligia Nobre discutirá as possibilidades de criação e estabelecimento de espaços discursivos que deem conta arquitetonicamente de uma prática que muitas vezes não se enquadra em um modelo expositivo tradicional.



• 28/11 - 15h: Jorge Menna Barreto: "Qual a tradução de 'astonishment' para o português?"

Este encontro propõe uma oficina de duas horas onde será realizado um ato tradutório colaborativo da palavra "astonishment" para o português. O exercício será baseado no texto "The Trap Slams Shut" da autora Noemi Slomik sobre a obra do artista Andreas Slominski. A partir de algumas hipóteses, a oficina pretende gerar uma experiência crítica que relacione o projeto “Temporada de Projetos na Temporada de Projetos” ao texto, enfocando estratégias de produção do que chamaremos estados colaborativos, presentes nas três propostas: texto, projeto e oficina.




• 03/12 - 15h: Cristiana Tejo: "Seleções e curadorias"

Cristiana Tejo relatará sua experiência como curadora e os projetos que vem desenvolvendo em Recife, e sobre o debate “Pra quê servem os salões?” lançado na ocasião do 46o Salão de Artes Plásticas de Pernambuco.



• 05/12 - 15h: Ricardo Basbaum: "refrão de fala, refrão de leitura"

Nesta apresentação, Ricardo Basbaum intercalará diferentes modalidades de fala, a partir de leitura de texto escrito, fala improvisada e texto pré-gravado. A cada momento, a apresentação será direcionada ao público presente, procurando construir um ambiente de conversa, troca de idéias e comentários. A apresentação irá abordar livremente tópicos da arte e do pensamento contemporâneo, em torno de trabalhos de grupo, políticas percussivas e estratégias de contaminação.



--------------------------------------------------

UNIVERSIDADE DE PROJETOS


É um programa de encontros que pretende criar um espaço para a reflexão sobre a idéia de “projeto” em diversas áreas do conhecimento. Acontece por meio da presença de docentes de várias unidades da Universidade de São Paulo, que estabelecerão relações entre o tema da exposição e suas respectivas áreas de pesquisa.  Os encontros são abertos e gratuitos.



• 20/10 às 14hs - Marcelo Munhoz – Instituto de Física

Marcelo Munhoz possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1992), mestrado em Física Nuclear pela Universidade de São Paulo (1995) e realizou doutorado "sanduíche" em Física Nuclear pela Universidade de São Paulo, Wayne State University e Brookhaven National Laboratory, ambos nos EUA (1998). Atualmente é Professor Doutor da Universidade de São Paulo.
http://www.dfn.if.usp.br/~munhoz/



• 23/10 às 15hs - Hernan Chaimovich – Instituto de Química

Hernan Chaimovich é bioquímico pela Universidad de Chile (1962), Doutor em Ciências Biológicas (Bioquímica), Universidade de São Paulo (USP) (1979). Professor Titular do Instituto de Química da USP. Vice-Diretor do Instituto de Estudos Avançados (IEA/USP)(2006-2009). Vice-Presidente da Academia Brasileira de Ciências (2007-2010), Presidente da InterAmerican Network of Academies of Science (IANAS)(2004 -2010). Membro do Conselho Editorial de Ciência e Cultura (SBPC), Estudos Avançados (IEA-USP) e do Electronic Journal of Biotechnology.. As mais de uma centena de publicações receberam (02/2008) mais de tres mil citações na literatura internacional. Vem atuando na política científica nacional e internacional com trabalhos publicados e participações em Conselhos e posições Executivas.



• 29/10, 19hs  Clice Toledo Mazzilli - FAU

Clice Mazzilli possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (1984), mestrado (1993) e doutorado (2003) em Estruturas Ambientais Urbanas pela FAUUSP, na área de Programação Visual. Obteve Bolsa CAPES para aperfeiçoamento na Itália na Facoltà di Architettura del Politecnico di Torino. Atualmente é professora doutora do Departamento de Projeto da FAUUSP e Coordenadora da Área de Concentração Design e Arquitetura do Programa de Pós-Graduação da FAUUSP. Reúne experiência nas áreas de Arquitetura e Design, com ênfase em Programação Visual, atuando nos seguintes temas: linguagem, processos de criação em projeto; percepção ambiental e artes visuais.



• 03/11 às 19hs  - André Mota – História/medicina

André Mota graduou-se em História pelo Depto. de História, FFLCH-USP em 1994, e desenvolveu seu projeto de doutorado entre 1995-2001 defendendo a tese: "Tropeços da medicina bandeirante, São Paulo, 1892-1920". Entre 2006-2008 recebeu uma bolsa de pós-doutoramento Fapesp, desenvolvendo seu projeto de pesquisa, "Mudanças corporativas e tecnológicas da medicina no Brasil: o caso paulista em 1930", junto ao Departamento de Medicina Preventiva, FMUSP. Atualmente, é coordenador do Museu Histórico da FMUSP e responsável nesta mesma instituição pelas disciplinas de "História da medicina" do curso de graduação e " História das práticas médicas no Brasil" do curso de pós-graduação. Suas reflexões e publicações voltam-se para o estudo histórico da medicina e da saúde pública em diálogo com as suas particularidades paulistas.



• 04/11 às 15hs: Sylvia Leser de Mello - Filosofia/ Psicologia

Sylvia Leser de Mello possui graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1961), especialização em Psychologie pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (1964) e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1972) . Atualmente é professora titular da Universidade de São Paulo.



• 06/11 às 19hs:  Celso Favaretto – Filosofia/Educação

Celso Favaretto é mestre e doutor em Filosofia, com concentração na área de Estética. Tem vários livros publicados entre eles “Tropicália, alegoria alegria ( São Paulo, Kairós, 1979 ed, ver. São Paulo, Ateliê Editorial, 2000) e “A invenção de Hélio Oiticica”, ( São Paulo, Editora da Universidade de São Paulo, 1992; 2 ed ver. 2000) além de ensaios e artigos em livros coletivos, jornais e revistas. Atualmente é professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.



• 24/11 às 15hs - Fernando Iazzetta – ECA - Departamento de música  - “Projeto de Sonorização para Instalações, Galerias e Performances” (palestra prática)

Fernando Iazetta é professor na área de Música e Tecnologia do Departamento de Música da Escola de Artes da USP e pesquisador do Laboratório de Acústica Musical e Informática (LAMI). Graduou-se em percussão pelo Instituto de Artes da UNESP e realizou seu doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP com a tese "Sons de Silício: Corpos e Máquinas Fazendo Música". Foi pesquisador associado e professor no Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da PUC-SP de 1997 a 2002. Durante esse período coordenou o Centro de Linguagem Musical (CLM) juntamente com o compositor Silvio Ferraz.