Você está aqui: Página Inicial / Colaboradores / Martin Grossmann

Martin Grossmann

Breve currículo e links para artigos on-line, para Currículo Lattes do CNPq e para sites relacionados

english version

martin grossmann_Berlin_2015

Resultado de imagem para radio usp
escute a coluna na radio usp:

Professor Titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo / ECA-USP

(inicio em 1993, como professor colaborador | 1996 professor doutor | 2001 livre docência | 2007 titular )

Desde o mestrado, as pesquisas acadêmicas e os programas de gestão problematizam, exploram e potencializam a transição da cultura material para a cultura na virtualidade; a transdisciplinariedade; a relação entre arte contemporânea, seus agentes e as instituições; os processos de mediação cultural, artística e acadêmica; o desenvolvimento e manutenção de sistemas operacionais e de informação  para a arte, a cultura e a ciência e em particular o museu de arte.

A atuação como gestor de instituições e projetos culturais, educacionais e acadêmicos apoia-se nas pesquisas e estudos sobre interdisciplinariedade, curadoria; ação, mediação e política cultural; museologia; crítica, teoria e história da arte, da arquitetura, da cultura, da ciência; bem como a história das ideias.

O principal objeto de estudo é o Museu de Arte na atualidade, bem como a mediação crítica e a gestão cultural, acadêmica e educacional.

 

outras atividades atuais e recentes:


 


      principais cargos em gestão cultural, acadêmica e educacional (1985- atual):

      • Idealizador e Coordenador do Setor de Arte-Educação do Museu de Arte Contemporânea / MAC-USP janeiro de 1985 a dezembro de 1987

           

          Curadoria

          Principais exposições: Ao Cubo, Paço das Artes, março de 1997 (em parceria com Luciana Brito); O Brasil no Século da Arte, abril-agosto 1999, Galeria de Arte do SESI / MAC-USP; Obra Nova, dezembro 2000 a março 2001, MAC-USP; A Coleção (mostra permanente do acervo do MAC-USP), 2001-02; Estratégias para Deslumbrar, março-junho 2002, Galeria de Arte do SESI / MAC-USP ( de 2000 a 2002, em parceria com Teixeira Coelho); Claraluz, exposição individual de Regina Silveira no Centro Cultural Banco do Brasil / CCBB em São Paulo março-abril 2003; Au-delà du Copan; Beyond the Copan, Supernatural Urbanism, novembro de 2005 (em parceria com Carlos Cardenas), École Nationale Supérieure des Beaux-Arts & Espace Paul Ricard; Paris, França; Outra Objetividade: o Centro Cultural São Paulo no olhar dos artistas, maio de 2007 (em parceria com a equipe de curadoria de Artes Plásticas do CCSP), CCSP-Centro Cultural São Paulo; Preto e Branco: Fernando Lemos, exposição individual do artista na Galeria Olido, março a maio de 2008/ CCSP-Galeria Olido (em parceria com Monica e Henrique Siqueira do núcleo de curadoria de Artes Plásticas do CCSP); Acesso em Reverso, exposição/seminário internacional/oficinas, evento este desenvolvido no âmbito do Programa Livre Acesso instituído no Centro Cultural São Paulo durante na minha gestão.

          About Academia, uma interpretação online, projeto de Antoni Muntadas criado em 2011, para o Carpenter Centre da Harvard University em Boston nos Estados Unidos. Pela primeira vez é apresentado na virtualidade e no Sul Global, depois de ter passado por Vancouver, Sevilla, Granada, Amsterdã e Baltimore. A exposição no Brasil e online traz todos os seus componentes (videoinstalações, livros, mesas redondas) em edição bilingue (português e espanhol), graças a uma  parceria entre o Fórum Permanente , o Instituto de Estudos Avançados da USP e a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) das USP, com o patrocínio do Programa de Ação Cultural (Proac) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. A exposição ficará online do dia 30 de abril a 30 de dezembro de 2021.

          Encantar na fronteira do conhecimento / Grace at the boundary of knowledge, individual da artista suíça Sandra Boeschenstein no Centro Universitário Maria Antonia da USP de 6 de agosto a 20 de novembro de 2022. A mostra, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP e o Centro de Pesquisa Interdisciplinar da Universidade de Bielefeld (ZiF), na Alemanha, coloca o ato de percepção no centro, tornando visível a natureza dinâmica dos significados. A artista conta que usa o desenho como meio para observar como a cognição e o pensamento andam juntos.  Co-curadoria com Britta Padberg diretora-executiva do Centro de Pesquisa Interdisciplinar da Universidade de Bielefeld (ZiF) entre 2008 e 2020.

          Organizador da exposição Post Nature, nove artistas holandeses no Instituto Tomie Ohtake, março-abril 2003.

          Na USP também já exerceu funções como:

          • Coordenador do Programa Giro Cultural da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (2013-2015);
          • Membro do GATI- Grupo de Assessoria em Tecnologia da Informação da CCI-Coordenação Central de Informática da universidade (1995 a 1998);
          • Chefe do Departamento de Cultura & Informação CBD-ECA (2007 | 2017-2018); Vice-Chefe dDepartamento de Cultura & Informação CBD-ECA (2011 a 2013; maio de 2017- agosto 2017); Coordenador de Pesquisa do NICA Núcleo de Informática da ECA-USP (1994-1996), entre outros.
          • No IEA-USP já foi Pesquisador Colaborador nos grupos de pesquisa de Museus & Universidades (1986-1988) e Informação & Comunicação (1998-2004).

           

          Formação

          • Licenciatura em Artes Plásticas pela FAAP (1983).
          • Mestrado em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo / ECA-USP (1987), 
          • Doutorado pela University of Liverpool, School of Architecture, Liverpool, Inglaterra (1988-93),
          • Livre-Docência em Cultura & Informação pela ECA-USP (2001) e
          • Titular em Cultura & Informação na ECA-USP (setembro 2007).

           

          Outras experiências

          • Monitor e assistente de curadoria da 16ª Bienal Internacional de São Paulo (1983).
          • Auxiliar de Ensino em História da Arte e Arquitetura no Departamento de Artes Plásticas da FAAP em São Paulo (1985-87).
          • Auxiliar de Ensino em História da Arte e Arquitetura e Tutor em Design (projetos) na School of Architecture and Building Engineering, University of Liverpool (1990-93).
          • Auxiliar de Pesquisa na Escola de Belas Artes da University of Central England em Birmingham, Inglaterra, desenvolvendo projeto multimídia (1992-93).
          • Professor do Mestrado em Arte Contemporânea da University of Liverpool em conjunto com a Tate Gallery de Liverpool (1992-3).

           

          Publicou vários artigos em revistas especializadas bem como capítulos e apresentações de livros, além de textos em catálogos de exposições de arte.

          Uma seleção de textos e outros materiais on-line:

            • A Universidade na Virtualidade (1997) publicado no site do Instituto de Matemática e Estatística da USP e originalmente na Revista USP número 35 (tema: “Informática/Internet “), Setembro/Outubro/Novembro 1997
            • Visões de Pampulha (1997) publicado no formato digital no site da editora ComArte de Belo Horizonte - originalmente publicado no catálogo da exposição da artista Ana Maria Tavares no Museu de Arte da Pampulha em 1997 e no Jornal O Estado de Minas em 18 out. 1997.
            • Rochelle Costi: artista plástica (1998) Publicado no formato digital no site Fotoplus. Foi publicado originalmente no Caderno 1 de março de 1998, editado pela Galeria Brito Cimino Arte Contemporânea e Moderna, que representa a artista <texto no site do FP>
            • Construíndo Pontes: Flusser e a Arte (1999) Publicado no site dubito ergo sum no módulo deidcado ao filósofo VILÉM FLUSSER, originalmente publicado no livro Vilém Flusser no Brasil organizado por Gustavo Bernardo & Ricardo Mendes, ( Rio de Janeiro, 1999, v. 1, p. 185-191)
            • A Arte em Permanente Transformação; a obra de Ana Maria Tavares (2000) Publicado no formato digital no site da Galeria Brito Cimino Arte Contemporânea e Moderna. Foi publicado originalmente no catálogo da XXVI Bienal de Pontevedra El Espacio como Proyeto /El Espacio como Realidad”, Pontevedra - Espanha - julho 2000, pp 56-59
            • Sedução e Crítica, Arte e Arquitetura no Brasil, originalmente publicado em espanhol como Seducción y Crítica; Arte y Arquitectura en Brasil Revista Sublime, Barcelona, v.3, n.1, p.18-23, 2003
            • A Morte da Arte? Arnulf Rainer, um artista que sobrevive (2000) Publicado no site do Museu de Arte Contemporânea da USP por ocasião da exposição centrada em uma série de desenhos do artista alemão Arnulf Rainer sobre gravuras de pertencentes ao livro Historia Naturalis Palmarum, obra magna de Karl Friedrich Philipp von Martius (1794-1868), realizada na Galeria do SESI em junho de 2000.
            • Um Ensaio para Experiência da Suspensão (2002) Publicado no site do Museu de Arte Contemporânea da USP por ocasião da exposição Estratégias para Deslumbrar na Galeria do SESI em fevereiro de 2002. / Versão em espanhol em PDF, traduzido por Jimena Andrade: clique aqui
            • O Iluminismo Tropical de Regina Silveira (2003) Publicado inicialmente no site do Centro Cultural Banco do Brasil e no catálogo da exposição individual da artista Regina Silveira nesse Centro em 2003. A partir de dezembro de 2006 o texto está disponível no site da artista alojado na UOL.

             

            Algumas citações, referencias e documentos relacionados a gestão do Centro Cultural São Paulos de julho 2006 a Maio 2010

            • artigo de Maxine Kopsa Learnings from São Paulo, publicado na revista de arte contemporânea holandesa Metropolis M N° 3 2009 Junho / Julho
            • relato de visita [link externo] ao Centro Cultural São Paulo feita por estudantes da Universidade Bocconi de Milão, Italia em Março de 2009 (texto nos arquivos do FP)
            • relato de Emily Ansenk à respeito da visita ao Centro Cultural feita pelo grupo de curadores e especialistas em arte organizado pela Mondriaan Foundation e pelo Prince Claus Foundation em Março de 2009
            • artigo no Jornal o Estado de São Paulo: Nova bossa é misturar disciplinas, julho 2009
            • Programa DERRUBANDO BARREIRAS de Mara Gabrilli entrevista diretor do Centro Cultural de São Paulo, Martin Grossmann, que fala sobre os trabalhos e estruturas do CCSP (24 de agosto de 2009) <audio>

             

            outros links


            Entrevistas e artigos da imprensa

             

            Premios & Titulos

            • 2010 Premio Publicações de Arte Contemporânea Brasileira do Programa Brasil Arte Contemporânea, Bienal de São Paulo e Ministério da Cultura.
            • 2004 Prêmio de melhor exposição nacional para Claraluz (exposição temporária individual de Regina Silveira) 2003, APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte)
            • 1995 3º lugar do Concurso WWW Best 95, Revista Internet World/Brasil
            • 1987 Prêmio de Museologia Paulo Duarte 1986, Associação Paulista de Museólogos

             

            Currículo Lattes no CNPq:

            http://lattes.cnpq.br/6615478092546115


            Endereço para correspondência:

            IEA-Instituto de Estudos Avançados

            USP-Universidade de São Paulo

            Rua Praça do Relógio, 109, Bloco K,

            5º andar, C.P. 72.012, CEP 05508-970,

            São Paulo, SP, Brazil


            E-mail: iea@usp.br

            Phone: (+ 55 11) 3091-3922

            Fax:(+ 55 11) 3031-9563