Você está aqui: Página Inicial / Colaboradores / Vinicius Spricigo

Vinicius Spricigo

Desktop

Vinicius Spricigo
é doutor pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Como editor associado do Fórum Permanente (2006-2008), participou da cobertura dos eventos CIMAM 2005 Annual Conference -Museums: Intersections in a Global Scene, Seminários Internacionais da 27ª Bienal de São Paulo, 3º Encontro Transregional Documenta 12 Magazines, Museus de Berlim na FAAP e Ciclo de Debates em Arte Pública, entre outros. Desde 2007, foi pesquisador visitante no Royal College of Art (Londres) e no Projeto Global Art and the Museum (ZKM/Karlsruhe), participou do programa ARCO 08 & Instituições Culturais, realizado pelo Centro Cultural da Espanha em São Paulo, e foi convidado a participar na Bergen Biennial Conference na Noruega em setembro deste ano, bem como sua pesquisa foi selecionada para o programa do International Research Forum for Graduate Students and Emerging Scholars em Austin, Texas, evento acadêmico organizado pelo Departamento de Arte e História da Arte da Universidade do Texas em colaboração com a Universidade de Artes de Londres  e a Universidade de Essex, ambas do Reino Unido.

Entre 1995 e 1999 graduou-se no Departamento de Artes da Universidade Federal do Paraná (UFPR), instituição em que também foi professor substituto (2001-2002). Mais tarde, especializou-se em História da Arte do Século XX pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP). Em 2004, concluiu o curso de mestrado em Tecnologia pela Universidade Técnológica Federal do Paraná (UTFPR), com projeto de pesquisa intitulado "Arte e tecnologia: a poética participacionista de Hélio Oiticica e a arte tecnológica contemporânea", menção honrosa no programa Rumos Itaú Cultural Pesquisa.

Entre suas publicações estão as seguintes: “A vanguarda Participacionista Brasileira (1954-1973)”, História: Questões e Debates (Curitiba, 2005); “Relato dos Seminários Internacionais da 27ª Bienal de São Paulo”, em co-aturoria com Liliane Benetti , Fórum Permanente (online, 2006); "Entrevista com Antoni Abad sobre o canal*MOTOBOY”, Centro Cultural da Espanha em São Paulo (Catálogo de exposição, 2007); “HORROR VACUI: Crítica institucional y suspensión (temporal) del sistema internacional del arte. Una conversación con Ivo Mesquita sobre la 28ª Bienal de São Paulo”, em colaboração com Joaquín Barrriendos , Estudios Visuales (Barcelona, 2008). Colaborou também com “Artists in Contemporary Societies: National or Global Citizenships?” um relatório de Okwui Enwezor e Jean Fisher, para UNESCO World Report on Cultural Diversity, publicado em 2008.


CV [English]

CURRÍCULO LATTES


contato: vspricigo @nospam@ yahoo.com

registrado em: