Você está aqui: Página Inicial / Pessoas / Alexandra Itacarambi

Alexandra Itacarambi

Artista, gestora, curadora, produtora e comunicadora.

Formada pela The Juilliard School/ Nova York, Alexandra ganhou o Hector Zaraspe Prize em 1998. Iniciou carreira artística com a Companhia de Dança Cisne Negro, período em que cursou História na USP. Na área de comunicação, dirigiu o Departamento de Projetos Especiais da Revista Imprensa de 1999 a 2003, implantando o Prêmio Carlito Maia de Cidadania, Prêmio CPFL de Imprensa (Londres), Prêmio Mídia da Paz (EUA), Jornalistas do Futuro (EUA e Portugal), Seminário Internacional de Jornalismo, entre outros projetos de jornalismo. É especialista em Gestão de Processos Comunicacionais pela ECA/ USP.
Foi produtora executiva do Projeto Dança Comunidade de Ivaldo Bertazzo onde coordenou em mais de 100 apresentações em 2006 pelo Brasil. Em 2007, atuou como curadora associada do CCSP/Galeria Olido. Entre outros, foi responsável pela implantação da Sala de Pesquisa e Acervo do Fomento à Dança na Galeria Olido e organização da 1ª. Mostra do Fomento. Trabalhou na criação e implantação da São Paulo Companhia de Dança, assumindo o cargo de Coordenadora de Projetos Educativos. Na companhia, destaca-se a coordenação e produção dos projetos Corpo-a-Corpo e a série Figuras da Dança, transmitida pela TV Cultura. Foi curadora de dança, diretora da Divisão de Curadoria e Programação e diretora da Divisão do Educativo do Centro Cultural São Paulo entre 2009 e 2013. Ainda na SMC/SP, foi assistente de Direção do Balé da Cidade de São Paulo.

Desde 2014, é assistente da diretoria e diretora de Projetos Especiais da IMPRENSA Editorial, empresa responsável pelo Portal e Revista IMPRENSA, Troféu Mulher IMPRENSA, Mídia.JOR, 200 Novos Gritos - A História do Futuro, entre outros projetos. É jornalista e editora da Revista ENGENHARIA (do Instituto de Engenharia) desde 2019.
registrado em: