Você está aqui: Página Inicial / Pessoas / Ana Paula Cohen

Ana Paula Cohen

Curadora independente, editora e crítica de arte.
Ana Paula Cohen

fonte: Independent Curators International

 

Desde setembro de 2017 coordena o Programa de Pós-Graduação de Estudos e Práticas Curatoriais da FAAP. É também professora na Pós-graduação do Programa em Práticas Artísticas Contemporâneas e de Artes Visuais Formação Continuada, na mesma instituição. Ana Paula Cohen tem mestrado em artes visuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (2005) e é doutoranda no Núcleo de Estudos da Subjetividade, na PUC, em São Paulo.

Foi co-curadora do Encuentro Internacional de Medellín MDE07, na Colômbia, bem como da 28ª Bienal de São Paulo: Em vivo contato (2008), e curadora residente no Center for Curatorial Studies CCS, Bard College, Nova York (2009/2010), onde organizou a exposição Living Under the Same Roof: The Marieluise Hessel Collection and the Center for Curatorial Studies. Cohen foi diretora do Programa para artistas Bolsa Pampulha (2010/2011), em Belo Horizonte, co-diretora do PIESP Programa independente para artistas e curadores da Escola São Paulo (2013/2014), além de professora visitante no programa de mestrado do California College of the Arts, em San Francisco, EUA, de 2011 a 2013.

Co-idealizadora e curadora do projeto istmo – arquivo flexível (desde 2004) em São Paulo, cujo site se encontra no módulo "rede" do Fórum Permanente. Trabalhou como curadora assistente no Museu de Arte Moderna de São Paulo (2001-2002), e no Kunstverein München, na Alemanha (2003), onde co-curou projetos como Totally motivated - A socio-cultural manoeuver e Telling histories - an archive and three case studies, além de organizar o simpósio Curating with light luggage, publicado pela Editora Revolver (Frankfurt, 2004) e traduzido para o português posteriormente em sua tese de mestrado pela Universidade de São Paulo (ECA-USP, 2005). Também foi curadora da mostra Subversiones diarias (out/nov 2005), a convite do Museu de Arte Latinoamericano de Buenos Aires, MALBA. Ana Paula é colaboradora de revistas especializadas em arte contemporânea como Frieze, Art Nexus, Exit Express, e Mousse Magazine, e escreve sobre o trabalho de artistas como Mabe Bethônico, Yael Bartana, Lygia Clark, Goldin & Senneby, Erick Beltrán e Cildo Meireles. Recentemente curou exposições como: Embodied Archeology of Architecture and Landscape, no Tel Aviv Museum, e On Cohabitation: films by Yael Bartana, no Banff Centre for the Arts, Canada..