Você está aqui: Página Inicial / Pessoas / Cecília Machado

Cecília Machado

Cecilia de Lourdes Fernandes Machado é formada em história pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e pós-graduada em museologia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. É especialista em história da arte e em história da indumentária. Trabalha com memória institucional há 25 anos. Exerceu atividades como historiadora e como museóloga em diversas instituições públicas e privadas. É coordenadora de produção museológica e responsável por diversos projetos de implantação de museus e centros de memória. Elabora e executa exposições e publicações em conceituadas instituições culturais paulistas. Trabalhou como museóloga e presta consultoria em diversas instituições como: Museu de Arte de São Paulo MASP, Museu Lasar Segall, Museu Paulista da USP, Club Athlético Paulistano, Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, Departamento de Museus e Arquivos da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, Instituto Itaú Cultural, Museu da Casa Brasileira, Banco Sudameris Brasil, Banco Bradesco, Banco Real, Fundação Iochpe, CENPEC, Escola Superior de Propaganda e Marketing, Agência de Publicidade Agnelo e Pacheco, Base7 Projetos Culturais, ABIMAQ, BOMBRIL, Centros de Memória e instituições museológicas públicas e privadas do Brasil.

É proprietária da empresa Profissionais da Informação desde 2002. Desde 2006 é Coordenadora do Curso Técnico de Museologia na ETEC Parque da Juventude Centro Paula Souza, onde coordena também a Gestão do Espaço Memória Carandiru, cujo acervo antropológico possui categoria de Museu ligado a Direitos Humanos. De 2008 a 2011 ocupou o cargo de Diretora do Grupo Técnico do Sistema Estadual de Museus de São Paulo, onde reestruturou a atuação do órgão junto às instituições museológicas públicas e privadas do estado de São Paulo, fato que alterou significativamente a política pública para a área museológica paulista. Atuou junto ao IBRAM - Instituo Brasileiro de Museus na elaboração do Estatuto de Museus, sendo responsável pelo mapeamento e diagnóstico das instituições museológicas do estado de São Paulo. Desde 2008 oferece orientação museológica para a implantação de projetos de recuperação de memória ferroviária no estado. Aliada a essa atividade, pesquisa e produz publicações relacionadas aos ciclos econômicos do café e da cana no estado de São Paulo, identificando os processos de ocupação territorial e mudança de paisagens culturais, história da saúde e da educação. Coordena desde 2011 a implantação do Centro Cultural Fazenda Ermida e Museu Eloy Chaves em Jundiaí.

De 2011 a 2013 foi gestora do Instituto Figueiredo Ferraz, de Arte Contemporânea, em Ribeirão Preto, São Paulo. Atua como consultora no projeto de implantação do Museu da Polícia Militar do estado de São Paulo desde 2011. Atua como museóloga junto a Fundação dos Bombeiros do estado de São Paulo - FUNDABOM, na implantação do Museu dos Bombeiros do estado, no município de Olímpia. Atualmente além de prestar assessoria a museus do interior e da capital, atua junto a Prefeituras como a de Sertãozinho, Ribeirão Preto, São Carlos, Araras, Franca, São Simão, Salto, Jundiaí, Piracicaba e Botucatu na implantação de instituições museológicas e culturais. Desenvolveu o Plano de Trabalho para a área de Patrimônio Histórico e Cultural de Sertãozinho, desenvolveu e implantou Planos Museológicos para os Museus: Museu Histórico Municipal José Chiachiri de Franca, Museu de História natural de Cravinhos, Museu Histórico Municipal Hermínio Bueno de Mogi Guaçu, Museu Histórico de Botucatu Francisco Blasi, Casa Euclidiana de São José do Rio Pardo, Museu Histórico de São Carlos e do Museu de Santa Eudóxia. Desde julho de 2015 é responsável pela requalificação do Centro Histórico e Cultural Mackenzie onde desenvolve a gestão dos acervos arquivísticos e museológicos da instituição centenária. Desde junho de 2017 exerce a função de museóloga no Museu Catavento - Espaço Cultural de Ciência.

Informações coletadas do Lattes em 20/12/2018

Conteúdo relacionado
VI Encontro Paulista de Museus