Você está aqui: Página Inicial / Pessoas / Clara Camacho

Clara Camacho

Clara Frayão Camacho é doutorada em História pela Universidade de Évora com a tese Redes de Museus e Credenciação. Uma Panorâmica Europeia (2014) e é mestre em Museologia e Património pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - da Universidade Nova de Lisboa.

Na primeira fase. de sua carreira profissional, dirigiu o Museu Municipal de Vila Franca de Xira. Nos últimos 20 anos exerce funções nas instituições de museus e património do Ministério da Cultura de Portugal: foi Coordenadora da Rede Portuguesa de  Museus, Subdiretora do Instituto Português de Museus/Instituto dos Museus e da Conservação e Coordenadora do Grupo de Projeto Museus no Futuro (2019-2020), na dependência da Ministra da Cultura. Atualmente é museóloga da Direção-Geral do Património Cultural e colabora no Plano Nacional das Artes, uma Estrutura de Missão do Ministério da Educação e do Ministério da Cultura.

Foi docente de disciplinas de  Museologia em Cursos de Pós-Graduação e Mestrado de várias  universidades, é autora de artigos sobre temas da Museologia Contemporânea e tem participado em grupos de trabalho internacionais e de representação institucional em organismos europeus e ibero-americanos.