Você está aqui: Página Inicial / Pessoas / Conceição Evaristo

Conceição Evaristo

Maria da Conceição Evaristo de Brito é uma linguista e escritora brasileira, nascida em  29 de novembro de 1946, na Santa Casa de Misericórdia em Belo Horizonte/MG. Doutora em Letras (Literatura Comparada) pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ). Agora aposentada, teve uma prolífica carreira como pesquisadora-docente universitária.

Carreira
Conceição é uma das mais influentes literatas do movimento pós-modernista no Brasil, escrevendo nos gêneros da poesia, romance, conto e ensaio. Como pesquisadora-docente, seus trabalhos focavam na literatura comparada.
Suas obras, em especial o romance Ponciá Vicêncio, de 2003, abordam temas como a discriminação racial, de gênero e de classe. Seu primeiro romance, Ponciá Vicêncio foi foco de pesquisa acadêmica pela primeira vez, no Brasil, em 2007. A obra foi traduzida para o inglês e publicada nos Estados Unidos em 2007. Em 2017, Conceição Evaristo foi tema da Ocupação do Itaú Cultural de São Paulo. Conceição já foi homenageada como Personalidade Literária do Ano pelo Prêmio Jabuti de 2015 e 2019, além de ser contemplada, em 2018, com o Prêmio de Literatura do Governo de Minas Gerais pelo conjunto de sua obra. A escritora é o sétimo nome a assumir a gestão da cátedra a partir de junho de 2022, seu objetivo é lançar um novo e mais profundo olhar para a arte, a cultura e a ciência com enfoque na democratização do acesso à literatura.