Você está aqui: Página Inicial / Pessoas / Elisa de Souza Martinez

Elisa de Souza Martinez

Curadora e pesquisadora, doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Master in Fine Arts pelo Pratt Institute, New York.

Em New York, trabalhou como Assistant to the Curator of Education no New Museum of Contemporary Art, sendo Coordinator Assistant para a exposição The Decade Show: fameworks of identity in the 1980’s e Assistant do projeto Contemporary Art and Multicultural Education (Routledge, 1996). Membro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (Comitê de Curadoria), Association Internationale de Sémiotique Visuelle (França) e College Art Association (USA).

 

Curadorias e projetos culturais realizados em instituições públicas e privadas desde 1984, no Brasil e no exterior, tendo recentemente elaborado o projeto museográfico para a exposição Humano-pós-Humano, no Centro Cultural Banco do Brasil-Brasilia.

 

Como pesquisadora, tem participado de diversos congressos, entre os quais: VI Congreso de la Asociación Argentina de Semiótica (Buenos Aires, Argentina, 2005), 8ème Congrès de l’Association Internationale de Semiótica Visual (Lyon, França, 2004), no qual coordenou a Sessão Temática Sémiotique du musée et des espaces d’exposition, e 31st Congress of the Comité Internacional d’histoire de l’art (Montréal, Canadá, Delegada pela Getty Foundation, 2004).

 

Professora do Departamento de Artes Visuais da Universidade de Brasilia, atuante na linha de pesquisa em Teoria e História da Arte do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Artes. Atualmente é Coordenadora da Galeria UnB. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Modernismo e Discursos Utópicos (UnB/CNPq). Sua pesquisa aborda o modo pelo qual as tipologias museográficas dão visibilidade a abordagens da história da arte emergentes a partir do século XX. Trata-se de identificar, no texto curatorial as estratégias de atualização da história da arte sob propostas temáticas, sobretudo quando estas polemizam o etnocentrismo na história da arte.

registrado em: