Você está aqui: Página Inicial / Pessoas / Fernanda Pitta

Fernanda Pitta

Fernanda Pitta é pesquisadora e Curadora na Pinacoteca do Estado de São Paulo. Professora de História da Arte do curso de Arquitetura e Urbanismo da Escola da Cidade. Pós-Doutorado pelo Museu Paulista da Universidade de São Paulo. Foi membro do conselho editorial da Revista Número. É autora de Estranha Esgrima: Uma história da Cultura em Walter Benjamin (2004) e do ensaio "O falso naturalismo dos Prêt-à-Porter" no livro organizado por Ricardo Muniz Fernandes, Pret-a-Porter, 1, 2, 3, 4, 5... (2004).

Colaborou, entre outras publicações,com a Revista Reportagem, Crítica Marxista e Cadernos de Filosofia Alemã. Foi co-curadora, com Ricardo Muniz Fernandes, Silvana Meirelles e Celina Neves do projeto Paisagem Zero, do SESC São Paulo e Fundação Joaquim Nabuco. Organizou com Cécile Zoonens, da EXO Experimental org., o Encontro Internacional Estética e Política, no SESC Belenzinho, em 2005.

Doutora em Artes Visuais, área de concentração: Teoria, Ensino e Aprendizagem, linha de pesquisa, História da Arte, na ECA-USP (2013); Mestre em História, área de concentração: Teoria e Historiografia, pela Universidade Estadual de Campinas (1999); Bacharel em História pela Universidade Estadual de Campinas (1996). Tem experiência na área de História da Arte, com ênfase em História da Arte no Brasil e Historiografia da Arte, atuando principalmente nos seguintes campos: História da Arte no Brasil do Século XIX, Crítica de Arte, Historiografia da Arte. Fellow da Association of Museum Curators no International Engagement Program (2017-2018), Fellow do International Summer Group Program do The Clark Art Institute (summer 2017). Membro do Comitê Brasileiro de História da Arte, CBHA. (Fonte: Currículo Lattes)

registrado em: