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GEA - Grupo de Estudos Arqueológicos

GEA



Histórico GEA/CEIMAM/FUNDAÇÃO ARAPORÃ


O grupo de estudos arqueológicos- GEA/CEIMAM tem suas atividades iniciadas no ano de 2007 em uma reunião na Chácara Safiotti. O grupo sempre esteve vinculado ao Centro de Estudos Indígenas “Miguel A. Menendéz” da UNESP Araraquara. Inicialmente as ações eram desenvolvidas no Museu Histórico Pedagógico do município de Araraquara. Uma das nossas frentes de ação enquanto grupo era pensar e fazer arqueologia de maneira que se compreenda a questão regional, nesse sentido era imprescindível colocar em pauta no município a criação de espaços para que fosse possível pensar a arqueologia regional. Ao longo deste período avançamos em discussões junto ao poder público local, apresentando propostas de projetos estruturais, nos envolvemos com a comunidade local participando de seminários e semanas de discussão sobre o patrimônio cultural no município, participamos das discussões na estruturação do Plano Diretor do município definindo áreas de interesse arqueológico e paleontológico, participamos da introdução do tema na criação do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Arquitetônico, Paleontológico, Etnográfico, Arquivístico, Bibliográfico, Artístico, Paisagístico, Cultural e Ambiental do Município de Araraquara – COMPPHARA e, que, no final de 2008, culminou com a inauguração de dois espaços destinados às atividades ligadas ao desenvolvimento da arqueologia brasileira, porém, ainda em fase de estruturação e aberto ao público. Sendo assim, depois de muito debate com o poder publico foi criado dois espaços de grande importância. Trata-se do Museu arqueologia e Paleontologia de Araraquara, (MAPA) e o CECRAD. Centro de Conservação e Recuperação de Acervos Diversos. As ações do grupo de Arqueologia GEA/CEIMAM. Entre as motivações do grupo está a construção de instrumentos que avancem na elaboração de políticas públicas efetivas de salvaguarda do patrimônio cultural brasileiro, e em sintonia com os interesses estruturais a partir da concepção de Ensino, Pesquisa e Extensão, que pautam a ação acadêmica na produção de conhecimento científico, o trabalho em parceria com o Museu vem oferecendo também às escolas e centros educacionais, exposições temáticas itinerantes e atividades que contribuem no aprimoramento e aprofundamento do saber. Entre as ações temos também as discussões temáticas com sugestões de leituras pertinentes aos vários enfoques de pesquisa até ações efetivas no que compete a Educação Patrimonial e ambiental, análise de material em laboratório e pesquisa de campo. E a partir da formação das coleções iniciamos a execução de ações de educação patrimonial, que envolveram desde exposições temporárias, oficinas, tanto lítica quanto cerâmica, constatação de história e a confecção de uma cartilha destinada às crianças para educação patrimonial. Além disso, nas dependências do CECRAD um Grupo de Estudos Arqueológicos (GEA-CEIMAM) vem desenvolvendo suas atividades; um programa de capacitação técnica de alunos para o trabalho com curadoria de acervos arqueológicos está em desenvolvimento; a análise de coleções líticas está sendo realizada como parte do desenvolvimento de um projeto acadêmico de mestrado; um programa de formação em conservação de cerâmica em parceria com uma restauradora do Museu de Arqueologia e Etnologia/MAE-USP, vem sendo desenvolvido e um curso de introdução da geologia, ministrado por um acadêmico da Unicamp, também está sendo oferecido neste espaço.

Fundamentação/ Motivação


Para atingir esses objetivos trabalhamos numa linha freireana de construção de conhecimento nesse sentido os sujeitos da pesquisa promovem a sua formação e a transformação do conhecimento obtido adquirido numa perspectiva dialética. Neste sentido, é importante ressaltar que a sensibilização dos munícipes por meio de instrumentos educacionais que estimulem a valorização de seus bens patrimoniais, tanto materiais como imateriais e ambientais, podem contribuir para aprimorar a gestão do patrimônio local, fortalecer a memória de seu povo e consolidar as idéias presentes no âmbito das políticas públicas em desenvolvimento no país.
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