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Gilson Schwartz

Possui graduação em Economia e em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1980, 1981), mestrado e doutorado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (1985 e 1993) e atividades de pós-doutorado como Professor Visitante do "Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais" (NUPRI-USP, 1997-1999) e no Instituto de Estudos Avançados da USP (1999-2005). Desde 2005 é professor do Departamento de Cinema, Rádio e TV da Escola de Comunicações e Artes da USP, responsável pela disciplina de pós-graduação "Economia da Informação e Novas Mídias". Colaborou entre 1983 e 2006 como articulista, editorialista e analista econômico do jornal "Folha de S.Paulo" e, a partir de 2007, é colaborador da Editora Globo nas revistas "Época" e "Época Negócios" (http://www.iconomia.globolog.com.br/). Criador da disciplina "Introdução à Iconomia", para graduandos de engenharia, economia, administração, contabilidade, matemática, estatística, ciência da computação, comunicações e artes da USP. Tem experiência profissional em economia e finanças, atuando desde 1994 como consultor de instituições financeiras (Economista-Chefe do BankBoston, Assessor da Presidência no BNDES, consultor do BNB, CEF e BB). Na atividade acadêmica, a ênfase recai sobre História do Pensamento Econômico e Social, Economia Internacional, Política Econômica, Economia do Conhecimento e do Audiovisual, atuando principalmente nos seguintes temas: sistema financeiro mundial, tendências tecnológicas, indústrias criativas, inclusão e emancipação digital, gestão estratégica do conhecimento e de ativos intangíveis. Criou em 1999, após seleção em concurso público no Instituto de Estudos Avançados da USP, o projeto de pesquisa "Cidade do Conhecimento" (www.cidade.usp.br). O projeto recebeu em 2006 a distinção "Top 30" da Development Gateway Foundation e é certificado na Plataforma Lattes. Tem experiência profissional em economia e finanças, atuando como consultor de instituições financeiras. Na atividade acadêmica,  atuando nos seguintes temas: sistema financeiro mundial, tendências tecnológicas, indústrias criativas, inclusão e emancipação digital, gestão estratégica do conhecimento e de ativos intangíveis, videogames e educação, tendências de gamificação e internet das coisas.

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