Você está aqui: Página Inicial / Pessoas / Homi Bhabha

Homi Bhabha

Intelectual e Professor dos estudos pós-coloniais e relações interculturais.

Homi Bhabha (Índia, 1949-) é professor doutor “Anne F. Rothenberg” de Humanidades, diretor do Centro de Humanidades Mahindra de Harvard, onde é conselheiro sênior do presidente e reitor da Universidade de Harvard, EUA. Seu trabalho seminal “O Local da Cultura” (1994) apresenta uma teoria sobre o hibridismo cultural, também se destaca como um dos maiores pensadores dos estudos pós-coloniais na contemporaneidade. Suas influências mais evidentes são: Foucault, Derrida, Freud e Fanon.

Formado na Universidade de Mumbai, na Índia, ele tem pós-graduação em Oxford, na Inglaterra, onde também atuou como intelectual antes de mudar-se para os Estados Unidos.

Bhabha é membro do conselho do Relatório Mundial da UNESCO sobre Diversidade Cultural. Atua, também, no conselho do Prêmio Literário Homem Asiático, na Comissão Indo-americana de Museus e Cultura, na Fundação de Pesquisa Alemã, na Faculdade de Graduação de Estudos Norte-americanos e Centro de Pesquisa Internacional “Entrelaces das Culturas Performáticas” na Universidade Livre de Berlim, Alemanha.

Recebeu diplomas honorários da Université Paris 8, University College of London e Universidade Livre de Berlim. Em 2012, recebeu o Prêmio Presidencial Padma Bhushan do Governo Indiano na área de literatura e educação.

registrado em: