Você está aqui: Página Inicial / Pessoas / Isis Baldini

Isis Baldini

Conservadora-restauradora

Isis Baldini, conservadora-restauradora de obras de arte em suporte de papel, é pos-doutoranda no programa interdisciplinar do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC/USP0, Doutora pela Escola de Comunicação e Arte da Universidade de São Paulo (ECA/USP), com tese em conservação de obras contemporâneas, Mestre pela mesma universidade, com dissertação em conservação de obras de arte em papel, especialista em Gestão e Políticas Culturais pela Fundació Universitat de Girona, Espanha, em parceria com o Itau Cultural e especialista em Tecnologia do Papel pela Faculdade Oswaldo Cruz. Parte de sua tese de doutorado foi publicada em 2016, pela Educ em parceria com a Fapesp, sob o título de “Valor de Contemporaneidade: Conservação e Restauro de Obras de Arte”.

Estudou, em 1982, na Scuola Lorenzo de Médici, Florência-Itália, onde fez o curso de Restauro Pittorico. De volta ao Brasil trabalhou no LACOR - Laboratório de Conservação e Restauração de Livros e Documentos - Fundação Petrônio Portella do Ministério da Justiça, Brasília DF. Em 1986 estagiou no Gabinetto G.P.Viesseaux, sob a supervisão de Maurizio Copedé, em Florença – Itália, e no Instituto de Conservación y Restauracion de Biens Culturales do Centro Nacionale de Restauración, sob a supervisão de Vicente Vinãs Torne e André Serrano Rivas, em Madri – Espanha.

Como conservadora de obras de arte em suporte de papel trabalhou, de 1988 a 2002, no MAC/USP e, desde 1990, é responsável pelos trabalhos realizados no ateliê IB Conservação e Restauro que presta serviços para particulares e instituições museológicas. Como gestora de coleções foi diretora da Divisão de Acervo, Documentação e Conservação do Centro Cultural, de 2007 a 2011, e diretora da Divisão de Preservação e Documentação do MAC/USP, de 1999 a 2002. Como docente ministrou  a matéria de História da Arte no curso de Arquitetura da Universidade de Alfenas, de 1988 a 1991, e de Preservação e Conservação de Obras de Arte na Faculdade Santa Marcelina, de 1993 a 2000.  Ainda na área acadêmica foi, de 1991 a 2015, professora do curso de Conservação e Restauração de Material Gráfico, do SENAI, onde ministrou as disciplinas: Montagem de exposição e Ética e História da Conservação e Restauro.

No Fórum Permanente é curadora das jornadas: "EM DEBATE: Conservação e Preservação no Brasil" e coordenadora do GECAC - Grupo de Estudo em Conservação de Arte Contemporânea.

registrado em: