Você está aqui: Página Inicial / Pessoas / João Bandeira

João Bandeira

Coordenador do Espaço das Artes da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo

João Carlos Maciel de Carvalho (Rio de Janeiro, 1960) é poeta, pesquisador, músico, curador e gestor cultural. Atualmente coordena o Espaço das Artes- EdA da ECA-USP. Foi curador e gestor cultural do Centro Universitário Maria Antonia da USP. Em parceria com a artista Leonora de Barros, foi curador da exposição Poesia Concreta - O Projeto Verbivocovisual, realizado no Instituto Tomie Ohtake.  Em 2006, com o filósofo, curador e professor Lorenzo Mammi (FFLCH-USP) e o designer André Stolarski foi curador da mostra Arte Concreta 56: Raiz da Forma, no MAM-SP —Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP). Também como Leonora de Barros realiza em 2002 a curadoria da exposição Noigandres, exposta no Centro Universitário Maria Antônia da USP, com obras de artistas concretos de São Paulo como os irmãos Campos (Augusto & Haroldo), Décio Pignatari, entre outros. Com a artista Elida Tessler, organiza o livro Memórias do Brasil, do fotógrafo esloveno Evgen Bavcar (1946), e participa da curadoria das mostras desse artista em Diagonal, no Centro Universitário Maria Antonia da USP, e Sagrados Contornos, no Itaú Cultural, em 2003.

Graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP). Defende, na mesma faculdade, o seu mestrado em 2002, sob a orientação de Jose Miguel Soares Wisnik: Metacanção: Figuras de Tradição na Música Popular Brasileira.

Seu primeiro livro de poemas, Au Menage, é lançado em 1990. Bandeira organiza os textos do livro Arnaldo Antunes 40 Escritos, editado em 2000.  Alguns de seus poemas estão publicados na Antologia Comentada da Poesia Brasileira do Século 21 organizada por Manuel da Costa Pinto e publicada em 2006.