Você está aqui: Página Inicial / Pessoas / José Augusto Ribeiro

José Augusto Ribeiro

Curador e Pesquisador brasileiro

José Augusto Pereira Ribeiro é mestre em Teoria, História e Crítica de Arte pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e atualmente trabalha como curador-sênior na Pinacoteca do Estado de São Paulo .

Entre 2010 e 2012 foi curador de artes visuais do Centro Cultural São Paulo (CCSP), onde realizou a curadoria da exposição: “Dimensões variáveis”, com obras de Daniel Acosta, Felipe Cohen, Marcius Galan e Nicolás Robbio em abril de 2010. Atuou também em diversas outras instituições como curador realizando as seguintes exposições: “Ana Luiza Dias Batista – Programa”, na Estação Pinacoteca, em 2009; “Um mundo a perder de vista – Guignard”, na Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre, em 2008; e “... está tudo pronto para o uso”, com obras de João Loureiro, na galeria Virgílio, em 2007.

Trabalhou, entre 2006 e 2009, como pesquisador do projeto editorial “Arte no Brasil: Textos críticos do século XX”, sob coordenação do Museum of Fine Arts – Houston (EUA). Tem ensaios publicados em livros e catálogos de exposição (“Andy Warhol: Mr. América”, “Através - Centro de Arte de Inhotim” e “Aproximações com o espírito pop”, entre outros) e já colaborou para as revistas “Número”, “Bravo!”, “Trópico”, “Artnexus” (Colômbia) e “Arte y parte” (Espanha).

registrado em: