Você está aqui: Página Inicial / Pessoas / José Roca

José Roca

José Roca

Fonte: http://www.iea.usp.br/imagens/Jose-Roca-1.png/view

Em setembro de 2020 o curador colombiano José Roca foi nomeado diretor artístico da 23ª Bienal de Sydney, Austrália, programada para ocorrer de 12 de março a 13 de junho de 2022.

Em Bogotá, é diretor do LORA ars + natura, um empreendimento sem fins lucrativos. Roca foi anteriormente Curador Adjunto de Arte Latino-Americana da Tate Gallery de Londres, e por uma década supervisionou o programa de artes no Museo del Banco de la República em Bogotá, estabelecendo a instituição como uma das mais respeitadas da América Latina.

Foi diretor artístico da Philagrafika 2010, Filadélfia, EUA. Foi curador-chefe da 8ª Bienal do Mercosul em Porto Alegre em 2011. Integrou o Júri da 52ª Bienal de Veneza. Roca foi co-curador da Trienal Poligráfica em San Juan, Porto Rico (2004), da 27 ª Bienal de São Paulo, Brasil (2006) e do Encontro de Medellín MDE07 (2007). Foi responsável pela curadoria de importantes exposições individuais com foco no trabalho de artistas como Oscar Munoz, Antoni Muntadas, Eugenio Dittborn, Regina Silveira e Julio Alpuy, entre outros. É conselheiro da Fundação Iberê Camargo em Porto Alegre.

Tem graduação em arquitetura pela Universidad Nacional de Colombia, especialização em Estudos Críticos pela Whitney Independent Study Program e mestrado em Design e Gestão de Edificações Culturais pela Ecole d´Architecture Paris-Villemin.

registrado em: