Você está aqui: Página Inicial / Pessoas / Liliana Sousa e Silva

Liliana Sousa e Silva

Liliana Sousa e Silva

foto: Leonor Calasans/IEA-USP

Pesquisadora de pós-doutorado e Coordenadora Executiva da Cátedra Olavo Setúbal de Arte, Cultura e Ciência do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo - USP. Graduada em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas -USP (1988), com mestrado em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da USP (2000) e doutorado em Cultura e Informação pela mesma escola na USP (2007).

Tem experiência profissional na área da cultura, atuando principalmente em instituições culturais e centros de pesquisas. Realiza estudos, pesquisas, avaliações e diagnósticos na área da cultura; consultoria, planejamento e desenvolvimento de programas e projetos culturais; elaboração de metodologias para seleção e avaliação de projetos culturais; docência, desenvolvimento de cursos e materiais didáticos em gestão cultural; produção e edição de conteúdos na área da cultura; planejamento, gestão, mediação e produção de conteúdos para a Internet. Presta consultoria a instituições culturais e centros de pesquisa, como CENPEC, SENAC, SESC, Secretarias de Cultura, Ministério da Cultura, Itaú Cultural, entre outras.

Na Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo foi Assessora Técnica na Unidade de Monitoramento de 2014 a 2019 e Coordenadora de Projeto Pedagógico, Cultural e de Pesquisa de 2012 a 2014.  No SENAC foi docente do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Cultural: Cultura, Desenvolvimento e Mercado, nas disciplinas 'Mecanismos de financiamento à Cultura' e 'Avaliação de Projetos e Programas' de 2006 a 2011.

Fez pós-graduação do Curso de Gestão e Políticas Culturais da Universidad de Girona & Itau Cultural. / 2009-2010.