Você está aqui: Página Inicial / Pessoas / Lino García Morales

Lino García Morales

Curador e Conservador

Formado em Engenharia de Controle Automático, fez Mestrado em Sistemas e Redes de Comunicação, especializado em Processamento Digital de Sinais, e Doutorado em Cancelamento de Ecos Multicanal, ambos na Universidad Politécnica de Madrid (UPM). Fascinado pela arte e pela conservação-restauração do patrimônio, fez um doutorado em Conservação e Restauração de Arte Digital na Universidad Europea de Madrid. Desde então, concília ambas as atividades de pesquisa: o ensino. Doutorado em Filosofia na Universidad Autónoma de Madrid.

Desde 1986 leciona em várias universidades como o Instituto Superior de Arte de La Habana, na Universidad Pontificia “Comillas”, na Universidad Europea de Madrid (UEM), na Universidad Complutense de Madrid (UCM) e na Universidad Politécnica de Madrid (UPM) onde trabalha atualmente. Convidado a dar palestras e cursos na Universidad de Sevilla, Universidad de Valencia, Universidad de Castilla León, Universidade de Lisboa, Universidade do Porto, Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Río de Janeiro, etc. Tive a oportunidade de projetar a Licenciatura em Arte Digital para a UEM, o Mestrado em Conservação-Restauração de Arte Contemporânea para a UCM e o Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) (que coordenou durante dois anos), a Licenciatura em Design Digital para a Universidad Internacional de la Rioja (UNIR) e o Mestrado em Acústica Forense da UPM. Foi vice-diretor do Centro de Domótica Integral da UPM e faz pesquisas em áreas relacionadas ao Doutorado de Música e suas Tecnologias, Patrimônio Cultural, Conservação-Restauração.

Tem trabalhado para empresas privadas e instituições públicas sempre em departamentos de pesquisa e desenvolvimento e ligado ao desenvolvimento de produtos híbridos (hardware-software) e integração de aplicativos.

Dirigiu o Mestrado em Acústica Arquitetônica e Ambiental na UEM, o Mestrado em Restauração de Arte Contemporânea UCM-UPM-MNCARS e o Mestrado em Acústica Forense na UPM. Coordenou o módulo de pesquisa do Mestrado em Patrimônio Cultural no século XXI: Gestão e Pesquisa.

Tem trabalhado na produção de obras de Hans Haacke e na coordenação do desenvolvimento técnico de um aplicativo para o estudo da conservação do Guernica (Pablo Picasso), no âmbito do projeto “Viaje al interior del Guernica”. Trata-se de uma ferramenta inédita baseada em um Sistema de Informação Geográfica (GIS) para uma navegação em profundidade através dos diferentes estudos: visível, infravermelho, ultravioleta, raios X. Desenvolveu uma Teoria de Conservação Evolutiva publicada em vários livros e artigos.