Você está aqui: Página Inicial / Pessoas / Luciana Valio

Luciana Valio

 

Luciana Valio é professora e pesquisadora em Artes Visuais. Sua pesquisa tem como enfoque a Arte Contemporânea, especificamente as intervenções urbanas e a arte política. Participa do Grupo de Pesquisa Estratégias Expositivas do Desenho em Arte Contemporânea (credenciado ao CNPq). Atuou como professora temporária, durante o 1º semestre de 2016, da Disciplina Escultura II, no Curso de Graduação em Artes Visuais, da Unicamp.

É doutora em Artes Visuais – PPG-Artes Visuais - IA/Unicamp (bolsa CAPES), onde realizou a pesquisa e análise das práticas artísticas da artista Renata Lucas, a partir das intervenções urbanas e as relações sobre arte e política. A Tese: “Renata Lucas e os espaços públicos: intrincamento e fissura” foi selecionada como a melhor Tese do PPG Artes Visuais (UNICAMP) de 2014 indicada para o Prêmio CAPES de Teses Edição 2015.

No mestrado em Ciência da Informação – Cultura e Informação, ECA/USP, pesquisou a exposição de arte contemporânea como síntese do sistema da arte a partir do estudo das práticas avaliatórias em museus e instituições culturais (sendo bolsista do CNPq e da FAPESP). Também, neste período, foi pesquisadora do Fórum Permanente: museus de arte - entre o público e o privado, atuando no módulo “Imprensa”. É Bacharel (2001) e Licenciada (2003) em Educação Artística – com habilitação em Artes Plásticas, IA/Unicamp.