Você está aqui: Página Inicial / Pessoas / Luisa Duarte

Luisa Duarte

Crítica de arte e curadora independente
Luisa Duarte

fonte: revista select

Crítica de arte e curadora independente. Crítica de arte do Jornal O Globo desde 2010. Mestre em filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Fez parte do grupo de críticos do Centro Cultural São Paulo e foi membro do conselho Consultivo do MAM-SP. Fez parte da comissão curatorial do Programa Rumos Artes Visuais, edição 2005/2006, do Instituto Itaú Cultural, assim como do Comitê de Indicação do Prêmio PIPA 2011 e 2015. Desde 2003 dedica-se a critica de arte, escrevendo assim, regularmente sobre arte contemporânea.

Alguns destaques em curadoria: exposição “Entre o público e o privado – transições na arte contemporânea”, no Museu de Arte Contemporânea Dragão do Mar, Fortaleza, CE, setembro/outubro de 2006; exposição “Costumes”, de Lourival Cuquinha, no Instituto de Arte Banco Real, Recife, PE, 2007.

Curadora da programação de artes visuais e intervenções urbanas do 7° Festival Rio Cena Contemporânea, 2006. Organizadora, em dupla com Adriano Pedrosa, do livro “ABC – Arte Brasileira Contemporânea”, Cosac & Naify, 2014. Coordenou também o ciclo de conferências “A Bienal de São Paulo e o Meio Artístico Brasileiro – Memória e Projeção”, plataforma de debates da 28ª Bienal Internacional de São Paulo.