Você está aqui: Página Inicial / Pessoas / Luiz Guilherme Vergara

Luiz Guilherme Vergara

Professor e Pesquisador brasileiro.
Luiz Guilherme Vergara

Luiz Guilherme Vergara

Luiz Guilherme de Barros Falcão Vergara (Rio de Janeiro, 1956-) é doutor em Arte Educação pela Universidade de Nova Iorque (NYU) e Professor Associado do Departamento de Arte da Universidade Federal Fluminense. É coordenador do Grupo de Pesquisa (registrado no CNPq): Interfluxos Contemporâneos - Arte e Sociedade, explorando as práticas curatoriais, os processos artísticos, ambientais e pedagógicos da arte contemporânea.

Foi curador e diretor do Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC) entre 2005-2008 e 2013-2016, atuando antes na divisão de educação do museu entre 1996 e 2005. Tem experiências na área de curadoria e educação como a coordenação do Núcleo Experimental de Educação e Arte do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro entre 2010 e 2013.

Suas pesquisas são centradas nas intersecções entre a produção artística, a atuação do educador e as relações com o espaço expográfico dos museus de arte contemporânea e moderna, principalmente de artistas brasileiros.

Junto com Jessica Gogan fundou o Instituto MESA: Mediações Encontros Sociedade e Arte que busca novos entendimentos na interface entre arte e sociedade.

 


registrado em: