Você está aqui: Página Inicial / Pessoas / Marcello Dantas

Marcello Dantas

Curador, Diretor e Produtor brasileiro.

Marcello Dantas (Rio de Janeiro, 1968 -) é designer, curador de exposições e diretor de documentários desde 1986. Formado em Cinema e Televisão pela New York University, e pós graduado em Telecomunicações Interativas pela mesma universidade. Estudou História da Arte e Teoria do Cinema em Florença na Itália e Relações Internacionais e Diplomacia em Brasilia. No seu currículo incluem-se prêmios de melhor documentário na Bienalle Internationale du Film Sur L'Art do Centro Georges Pompidou em Paris, no FestRio, no International Film & TV Festival of New York e o prestigioso ID Design Award da Business Week. Também participou do júri do World Wide Video Festival de Den Haag e do Festival Sul Americano de Vídeo.

Seus trabalhos se concentram na potencialização de conteúdos históricos com uma gramática altamente imersiva onde a sensorialidade e a percepção são enfatizadas. Sua atividade é amplamente multidisciplinar onde os trabalhos artísticos, curadoria, a direção e a produção se convergem em em áreas diversas mas norteadas pelo encontro da Arte com a Tecnologia.

Nas artes cênicas, Ópera Mundi no Maracanã, o balé Floresta Amazônica de Dalal Achcar e a peça "Uma Noite na Lua" de João Falcão, com Marco Nanini. Como curador de exposições de arte se destacam as de Bill Viola, Gary Hill, Jenny Holzer, Shirin Neshat, Laura Vinci, Tunga, Peter Greenaway e Tempo Inoculado no Brasil.

Entre suas grandes exposições históricas se destacam: Antes – Histórias da Pré História (2004) e Arte da Africa (2003), no CCBB,  50 Anos de TV e + (2017), na Oca do Parque do Ibirapuera, Paisagem Carioca (2000), no MAM do Rio, De Volta à Luz e a Escrita da Memória, no Instituto Cultural Banco Santos, e Mano a Mano no Centro Cultural de la Villa de Madrid. Em 2018 foi o curador da primeira exposição de Ai Weiwei no Brasil, a exposição Ai Weiwei Raiz, na Oca do Parque Ibirapuera. Dantas foi parte da projeto da Praça da Língua no Museu da Língua Portuguesa em São Paulo, como seu diretor artístico. Recentemente inaugurou o Museu do Caribe, em Barraquilha, Colômbia.

 

Desde 2014 é curador da Bienal de Vancouver, Canadá, voltada à arte pública.

É o principal diretor e produtor da Magnetoscópio, produtora nacional e internacional com mais de 20 anos de atuação.

Confira o Instagram de Marcello Dantas aqui!

Conteúdo relacionado
Ciclo de Debates: Arte Pública