Você está aqui: Página Inicial / Pessoas / Maria Ignez Mantovani Franco

Maria Ignez Mantovani Franco

Museóloga e Produtora brasileira
Maria Ignez Mantovani Franco

Maria Ignez Mantovani Franco

Graduada em Comunicação Social pela Fundação Armando Álvares Penteado, com especialização em Museologia pelo Convênio MASP - Museu de Arte de São Paulo "Assis Chateaubriand” e Escola de Sociologia e Política de São Paulo; é doutora em Museologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, de Lisboa, Portugal.

Diretora da empresa EXPOMUS – Exposições, Museus, Projetos Culturais, por ela criada em 1981, atuou em cerca de 250 projetos de exposições nacionais e internacionais de arte e cultura brasileira; desenvolve consultoria em projetos museológicos, socio-educacionais e ambientais, em colaboração com instituições e museus brasileiros e internacionais; além de realizar palestras e conferências de capacitação em museologia e gestão cultural.

Representou o ICOM Brasil no Conselho Nacional de Política Cultural (2008-2009) e no Conselho Consultivo do Patrimônio Museológico do Instituto Brasileiro de Museus/MinC (2009-2010). Entre outras atribuições, é vice-presidente e representante para a América Latina do CAMOC – Comitê Internacional de Museus de Cidade do ICOM (International Council of Museums), foi diretora do ICOM Brasil (2006- 2011) e  Presidente do Conselho de Administração do ICOM Brasil (2011-2013).

Recebeu o Prêmio Destaque Cultural, do Governo do Estado de São Paulo, pela criação do Sistema de Museus do Estado de São Paulo, em 1995, e foi agraciada pelo Ministério da Cultura com a Ordem do Mérito Cultural, concedida pelo Governo Brasileiro, em 2017.