Você está aqui: Página Inicial / Pessoas / Marta Mestre

Marta Mestre

(Curadora - Portugal / Brasil)

Portuguesa. Vive e trabalha no Rio de Janeiro onde é curadora assistente no MAM Rio. Graduada em História da Arte [Universidade Nova de Lisboa, 2003] e Cultura e Comunicação/ Museologia [Université d'Avignon, Paris, 2005]. Faz crítica de arte e publicou em Arte y Parte (Santander), Dardo (Santiago de Compostela), Arte Capital (Lisboa), Concinittas (Rio de Janeiro). Coordenou o Centro de Artes de Sines [Portugal, 2005-2008] onde fez a programação de artes visuais e artes de palco, e foi curadora das exposições (seleção): A situação está tensa mas sob controlo [Artecontempo, Lisboa, 2005]; Estado de Atenção, [Casa da Cerca, Almada, 2010]; Terceira Metade [MAM RJ, 2011]; Rodrigo Souza Leão [MAM RJ, 2011], Novas Aquisições 2010-2012. Col. Gilberto Chateaubriand [MAM RJ, 2012]; É uma das curadoras do projeto Imago/Ymago que edita em Portugal os autores J. Rancière, Didi-Huberman, V. Stoichita, H. Belting e Aby Warburg.

Contato: mestre.marta@gmail.com

 

Projetos a que está ligada:

Laboratório Curatorial SPArtes 2012
O Laboratório é uma espécie de oficina prática para curadores. O programa recebeu, ao longo de dezembro e janeiro, 40 projetos enviados por jovens curadores de todo o país. Foram selecionados, por Adriano Pedrosa e Rodrigo Moura, quatro pré-projetos para a produção de exposições em uma seção especial na feira, tomando como acervo obras de artistas representados pelas galerias participantes.
http://sp-arte.com/web/programacao/?M&2012-SP__ARTE-2012-10--PROGRAMACAO-0-a-

Imago/Ymago
Projecto de divulgação de autores e textos que pensam a imagem em termos inovadores, explorando com grande liberdade e pertinência o seu enraizamento e as suas relações com as mais diversas problemáticas, saberes, crenças e práticas. Traduções editadas em português de J. Rancière, G. Didi-Huberman, Hans Belting, V. I. Stoichita, Aby Warburg (Imago) e palestras com os autores, e conteúdos online (Ymago) são os eventos principais deste projeto.
www.proymago.pt

Buala
site de reflexão, crítica e documentação das culturas africanas contemporâneas em língua portuguesa, com produção de textos e traduções em francês e inglês, que atua desde 2010. Agrega um rede vasta de contribuições de vários países pretendendo inscrever a complexidade do vasto campo cultural africano em acelerada mutação económica, política, social, artística e cultural.
http://www.buala.org/

Terceira Metade
programação multidisciplinar do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro que se dedica a pensar o espaço do Atlântico Sul, em especial os modelos e trocas culturais, bem como e os sistemas do visível que lhe conferem estrutura, circulação e significado.
www.terceirametade.com.br/

registrado em: