Você está aqui: Página Inicial / Pessoas / Mônica Hoff

Mônica Hoff

Artista, Educadora, Curadora e Pesquisadora

Monica Hoff Gonçalves (Porto Alegre, 1979-) é bacharel em Artes Visuais, especialista em Pedagogia da Arte (PPGEDU/UFRGS) e Economia da Cultura (PPGE/UFRGS). Doutoranda em Artes Visuais na linha de Processos Artísticos Contemporâneos, sob a orientação da Profa. Dra. Regina Melim Cunha, no PPGAV/UDESC. Mestre em Artes Visuais, na linha de História, Teoria e Crítica de Arte, pelo PPGAV/UFRGS (2014).

Atua como artista, curadora e pesquisadora, com pesquisa no âmbito das relações entre arte e educação no contexto artístico contemporâneo com especial atenção para temas como mediação cultural, públicos, curadoria educativa e programas públicos. De 2006 a 2014, foi responsável pela coordenação geral do Projeto Pedagógico da Bienal do Mercosul (POA/BR), atuando também como curadora de base na nona edição do evento, realizada em 2013.

Em 2010, desenvolveu o projeto educativo para a mostra Horizonte Expandido, com curadoria de André Severo e Maria Helena Bernardes, realizada no Santander Cultural em Porto Alegre; e para o filme de animação As Aventuras do Avião Vermelho, com direção de Frederico Pinto. Em 2011, organizou com Pablo Helguera a publicação Pedagogia no Campo Expandido, para a 8ª Bienal do Mercosul., bem como A Nuvem e Manual para Curiosos, com Sofía Hernandez Chong Cuy. Desde 2014 realiza, com Fernanda Albuquerque, o Laboratório de Curadoria, Arte e Educação. Vem colaborando com instituições culturais como Colección Cisneros, Alumnos 47, Casa Daros, New Museum, Liverpool Biennial, Instituto Mesa, Circuito Líquido, entre outros.

De 2006 a 2014, coordenou o projeto pedagógico da Bienal do Mercosul, atuando também como curadora de base e coordenadora do Programa Redes de Formação da 9ª Bienal do Mercosul, Porto Alegre, RS, em 2013. No período, organizou três publicações: “Pedagogia no Campo Expandido”, com Pablo Helguera, em 2011; e “A Nuvem” e “Manual para curiosos”, com Sofía Hernandez Chong Cuy, em 2013.

Desde 2014, vem realizando, em parceria com a curadora Fernanda Albuquerque, o Laboratório de Curadoria, Arte e Educação em diferentes cidades brasileiras como Porto Alegre, Florianópolis, Rio de Janeiro, Vitória e Recife.

Nos últimos anos têm colaborado com projetos e nstituições como Matadero Madrid, Museo Picasso Málaga, Liverpool Biennial, Colección Cisneros, New Museum/NY, Casa Daros, Instituto MESA, De Appel Arts Centre, NC-Arte, Laagencia, Fondazione Antonio Ratti, entre outros.

registrado em: