Você está aqui: Página Inicial / Pessoas / Paulo Portella Filho

Paulo Portella Filho

Artista Plástico, Educador e Museólogo.


Graduado pela Escola de Comunicações e Artes da USP em 1975, com especialização em arte-educação em museus de arte pela ECA – USP.

Coordenou de 1997 a 2014, a Ação Educativa do MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand: desenvolvendo programas educativos para o publico- visitante - agrupado e avulso - por ocasião de mostras temporárias apresentadas no museu, bem como junto a sua Coleção Permanente. Responsável pela criação e instalação do Ateliê do MASP e, entre outros, do Projeto Fazendo Arte no Hospital. Criação de diversas modalidades de Assessoria ao Professor como fonte para parcerias de trabalho do museu com a escola.

Implantou e Coordenou as atividades do Serviço Educativo da Pinacoteca do Estado de São Paulo entre 1975 e 1987: implantou de atividades de atendimento ao publico visitante agrupado e avulso, bem como a criação dos cursos de arte para crianças, jovens e adultos freqüentadores do museu e da atividade Ateliê no Parque, desenvolvido aos sábados, com o publico do Jardim da Luz. Colaborou na organização do projeto O Artista e a Criança criado por Marcello Nitsche para o museu.

Professor de Arte para crianças, jovens e adultos, tanto da rede publica estadual como da rede privada, sendo responsável, entre outros projetos, pela implantação da Área de Artes para o Primeiro Grau da Escola Carlitos de São Paulo e pelas atividades de ateliê no Curso de Especialização em Arte e Educação da ECA – USP. Dirigiu o Circo-Escola Grajaú do Programa Enturmando da Secretaria de Estado do Menor, entre outras atividades coordenando a equipe de artes plásticas.

E consultor da Revista Nova Escola para atividades relacionadas ao ensino da Arte, integrou a equipe de educadores do Programa Como Fazer da TV Escola do Ministério da Educação. Integrou a Comissão de Seleção do II Programa de Artes Visuais Petrobrás.

Integrou o Conselho de Orientação da Pinacoteca do Estado de São Paulo nas gestões de Marcelo Araújo e Ivo Mesquita.

Ministra com regularidade cursos, workshops, palestras e conferências relacionadas ao ensino da arte e a educação em museus de arte. Criou em 2005 com a artista Regina Silveira o ateliê educativo Escriturasluz para mostra Lúmen, de Regina Silveira , no Palácio de Cristal/MNCARS, Madri.

Em 2005 educador convidado pelo Museum of Fine Arts of Houston,Te,USA, para desenvolvimento de projeto educativo para instalação Irruptions de Regina Silveira, apresentada no museu.

Desenvolveu estagio de observação de atividades educativas junto à Galeria de Arte Nacional de Caracas, ao Centro Georges Pompidou ao Museu Guggenheim Bilbao, ao Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia.

Como artista trabalha com desenho.

Participa com regularidade de mostras individuais e coletivas realizadas no pais. Recebeu diversas premiações, tem obras em coleções privadas e publicas, entre elas, na coleção do MAC – USP, MAM – SP, do MAM – RJ, da Pinacoteca do Estado de São Paulo, da FUNARTE. Tem diversos trabalhos publicados – texto e imagem. Regina Silveira, Julio Plaza, Annatereza Fabris, Ana Maria Beluzzo, Tadeu Chiarelli, entre outros já escreveram sobre seu trabalho.

registrado em: