Você está aqui: Página Inicial / Pessoas / Ricardo Basbaum

Ricardo Basbaum

Artista, escritor, crítico, curador, e professor do Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
[English]

 

Ricardo Basbaum

 

Ricardo Basbaum (São Paulo,1961)

Artista, escritor, crítico e curador (artista-etc). Vive e trabalha no Rio de Janeiro.

Inicia seu trabalho a partir dos anos 80, numa perspectiva de investigação de diversas formas de linguagem, aproximando campo artístico e campo comunicativo, realizando performances, ações, intervenções, textos, manifestos, objetos e instalações. Sua formação inclui Licenciatura em Ciências Biológicas (UFRJ, 1982) e Especialização em História da Arte e Arquitetura no Brasil (PUC-RJ, 1987).

 

Entre 1993 e 1994 foi Bolsista do British Council para realizar Pós-Graduação em Artes no Goldsmiths’ College, Londres. Em 1996 conclui o Mestrado em Comunicação e Cultura, com apoio da CAPES (ECO-UFRJ), sob orientacão de Rogério Luz.

Possui textos publicados em catálogos de exposições e em diversas revistas especializadas, no Brasil e no exterior, entre as quais se incluem Verve, Galeria, Guia das Artes, Gávea, Arte & Ensaio, Trans, Lapiz, Atlantica, Poliester, Blast, Revista da USP, Porto Arte, O Carioca, Confidências para o exílio, Número e Concinnitas.

Colaborador dos livros The next documenta should be curated by an artist, Ed. Jens Hoffmann, New York, Revolver, 2004, e Interaction: artistic practice in the network, Org Amy Scholder e Jordan Crandall, Nova York, Eyebeam Atelier e D.A.P., 2001, entre outros.

Organizou a coletânea Arte Contemporânea Brasileira – texturas, dicções, ficções, estratégias (Contra Capa, 2001). Autor dos livros de artista de G. x eu (1997) e NBP x eu-você (2000).

Entre 1999 e 2003 cria e coordena, no Rio de Janeiro, junto com outros artistas, a iniciativa independente Agora - Agência de Organismos Artísticos. Co-editor da revista “item”, voltada para arte e cultura contemporânea. Curador da mostra Mistura + Confronto (Porto, 2001), e co-curador do Panorama da Arte Brasileira 2001 (MAM-SP).

Foi artista-residente da UNICAMP (Campinas, 1987). Em 2002 participa da XXV Bienal de São Paulo, da exposição coletiva “Vivências” (The New Art Gallery, Wallsal, Inglaterra) e do projeto “urban tension” (museum in progress, Vienna). Em 2004 expõe na coletiva “Entre Pindorama”, Kunstlerhaus Sttutgart, e participa do projeto “Formas de pensar”, no MALBA – Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires. Neste mesmo ano, é convidado a dar aulas no “Programa de Estudios curatoriales / RIM – Teratoma”, na Cidade do México. Também em 2004, a instalacão “NBP x eu-você” é adquirida pela Tate Collection, Londres, a partir de indicacão do crítico e curador mexicano Cuauhtémoc Medina.

Em 2015 desenvolveu projeto para It Might be Possible that the World Itself is Without Meaning* - Performances, actions, and interventions in urban space (Stadtkuratorin, Hamburgo). Sua produção de diagramas está reunida no livro Diagrams, 1994 – ongoing (Errant Bodies press, 2016). Autor de Manual do artista-etc (Azougue, 2013), Ouvido de corpo, ouvido de grupo (Universidade Nacional de Córdoba, 2010) eAlém da pureza visual (Zouk, 2007). Professor do Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professor Visitante da Universidade de Chicago entre outubro e dezembro de 2013. Artista Residente da Audain Gallery (Vancouver) em outubro de 2014.

registrado em: ,