Você está aqui: Página Inicial / Pessoas / Ricardo Basbaum

Ricardo Basbaum

Artista, escritor, crítico, curador, e professor do Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
[English]

 

(São Paulo,1961) Vive e trabalha no Rio de Janeiro

Artista, escritor, crítico e curador (artista-etc).

Professor do Departamento de Arte da Universidade Federal Fluminense, também trabalhou no Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1998-2016) e como Professor Visitante na Universidade de Chicago (2013).

É autor de uma instalação na coleção Tate Modern, Londres e teve exposições em importantes instituições como a Documenta XII em Kassel, Museu de Arte Contemporânea de Chicago, Bienal de São Paulo, Secession em Viena, entre outras. Foi artista residente da Audain Gallery, Vancouver. Realizou projetos individuais no Centro Galego de Arte Contemporâneo (Santiago de Compostela) e no The Showroom (Londres).

Inicia seu trabalho a partir dos anos 80, numa perspectiva de investigação de diversas formas de linguagem, aproximando campo artístico e campo comunicativo, realizando performances, ações, intervenções, textos, manifestos, objetos e instalações. Sua formação inclui Licenciatura em Ciências Biológicas (UFRJ, 1982) e Especialização em História da Arte e Arquitetura no Brasil (PUC-RJ, 1987).

Entre 1993 e 1994 foi Bolsista do British Council para realizar Pós-Graduação em Artes no Goldsmiths’ College, Londres. Em 1996 conclui o Mestrado em Comunicação e Cultura, com apoio da CAPES (ECO-UFRJ), sob orientacão de Rogério Luz e seu doutorado foi concluído em 2008 sob a orientação de Martin Grossmann

Possui textos publicados em catálogos de exposições e em diversas revistas especializadas, no Brasil e no exterior, entre as quais se incluem Verve, Galeria, Guia das Artes, Gávea, Arte & Ensaio, Trans, Lapiz, Atlantica, Poliester, Blast, Revista da USP, Porto Arte, O Carioca, Confidências para o exílio, Número e Concinnitas.

Sua produção de Diagramas (uma modalidade de intervenção site-specific que reúne palavras, desenhos e instruções) foi agrupada no livro Diagrams, 1994 - on going (Errant Bodies Press, 2016). Basbaum é também o autor de Manual do artista-etc (Azougue, 2013), Ouvido de corpo, ouvido de grupo (UNC,2010) e Além da pureza visual (Zouk, 2007).

Colaborador dos livros The next documenta should be curated by an artist, Ed. Jens Hoffmann, New York, Revolver, 2004, e Interaction: artistic practice in the network, Org Amy Scholder e Jordan Crandall, Nova York, Eyebeam Atelier e D.A.P., 2001, entre outros.

Organizou a coletânea Arte Contemporânea Brasileira – texturas, dicções, ficções, estratégias (Contra Capa, 2001). Autor dos livros de artista de G. x eu (1997) e NBP x eu-você (2000).

Entre 1999 e 2003 cria e coordena, no Rio de Janeiro, junto com outros artistas, a iniciativa independente Agora - Agência de Organismos Artísticos. Co-editor da revista “item”, voltada para arte e cultura contemporânea. Curador da mostra Mistura + Confronto (Porto, 2001), e co-curador do Panorama da Arte Brasileira 2001 (MAM-SP).

Foi artista-residente da UNICAMP (Campinas, 1987). Em 2002 participa da XXV Bienal de São Paulo, da exposição coletiva “Vivências” (The New Art Gallery, Wallsal, Inglaterra) e do projeto “urban tension” (museum in progress, Vienna). Em 2004 expõe na coletiva “Entre Pindorama”, Kunstlerhaus Sttutgart, e participa do projeto “Formas de pensar”, no MALBA – Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires. Neste mesmo ano, é convidado a dar aulas no “Programa de Estudios curatoriales / RIM – Teratoma”, na Cidade do México. Também em 2004, a instalacão “NBP x eu-você” é adquirida pela Tate Collection, Londres, a partir de indicacão do crítico e curador mexicano Cuauhtémoc Medina.

Em 2015 desenvolveu projeto para It Might be Possible that the World Itself is Without Meaning* - Performances, actions, and interventions in urban space (Stadtkuratorin, Hamburgo).

registrado em: ,