Você está aqui: Página Inicial / Pessoas / Rodrigo Moura

Rodrigo Moura

Rodrigo Moura (Belo Horizonte, 1975) é curador, editor e crítico de arte, e atua desde 2019 Curador Chefe no Museo del Barrio (NY).

Foi curador associado de arte brasileira no Museu de Arte de São Paulo (MASP), onde organizou as exibições de Melvin Edwards, Miguel Rio Branco, Teresinha Soares, Candido Portinari e Agostinho Batista de Freitas, além da primeira grande exibição monográfica do escultor do século XVIII Antônio Francisco Lisboa, também conhecido como Aleijadinho.

Em 2017, Moura foi responsável pela curadoria de Album, primeira exibição panorâmica da obra de Mauro Restiffe em um museu brasileiro, na Pinacoteca do Estado de São Paulo.

Moura também foi diretor artístico do Instituto Inhotim, onde atuou também como curador em 2004 e assistente de direção de arte e programas culturais. Integrou os quadros do museu até 2016, e foi responsável por aquisições e projetos de Ernesto Neto, Iran do Espírito Santo, Alexandre da Cunha, Jorge Machni, Rivane Neuenschwander, Marepe e Victor Grippo. No desenvolvimento de coleção do Museu Inhotim, priorizou a aquisição de trabalhos de artistas jovens, como Cunha, Allora & Calzadilla, Laura Lima e Marcellvs L.

Também atuou como curador do Museu de Arte da Pampulha, onde exerceu o cargo de curador assistente de 2001 a 2003. Nesta instituição, desenvolveu atividades relativas ao desenvolvimento da coleção, à Bolsa Pampulha - projeto do Museu de estímulo à produção emergente - e ao programa de exposições –, para o qual organizou mostras individuais de Neto, Fernanda Gomes, Jarbas Lopes, José Bento e Damián Ortega, entre outras.

É jornalista cultural, editor e crítico de arte, com publicações em catálogos, livros, revistas e jornais, como Folha de S. Paulo (São Paulo), Flash Art International (Milão, Itália), Arco Noticias (Madri, Espanha), Art Nexus (Bogotá, Colômbia) e Trópico (São Paulo).