Você está aqui: Página Inicial / Pessoas / Rosa Esteves

Rosa Esteves

Museóloga Sênior, Pesquisadora e Curadora

Especialista em documentação, conservação e laudos técnicos de conservação de obras de arte. Membro do Conselho Regional de Museologia  de São Paulo - COREM R4 n°53. Membro do International Council of Museums - ICOM

Formada em Artes Plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado, em 1976. Pós-Graduada em Museologia pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo, em 1983, com a dissertação de Mestrado: Uma Fotobiografia de Vital Brazil.

Especialista na vida e obra de Lasar Segall, atuou como museóloga no Museu Lasar Segall – IBRAM/MinC, São Paulo/SP de 1981a 2016. Foi responsável pela implantação do Arquivo Fotográfico Lasar Segall (1981/2016), desenvolvendo os trabalhos de pesquisa, sistematização e conservação. Coordenou o projeto de Sistematização do Arquivo Fotográfico Lasar Segall que teve apoio da Fundação VITAE (2004/2005), que além de contemplar a pesquisa de conteúdo, organização e tratamento técnico de originais fotográficos, possibilitou a consolidação de uma Base de dados, com o objetivo de disponibilizar o acervo via intranet e internet. Exerceu a  coordenação do Setor de Museologia juntamente com Pierina Camargo de 2006 a 2016.

De 1981 a 2016 participou da Concepção, Pesquisa, Elaboração de Projeto Expográfico e produção de todas as exposições realizadas no Museu Lasar Segall.

Atualmente é consultora do Projeto Biblioteca Pedro Manuel-Gismondi | MARP 25 ANOS | 2017.