Você está aqui: Página Inicial / Pessoas / Solange Ferraz Lima

Solange Ferraz Lima

Solange Ferraz de Lima é uma historiadora brasileira, professora do Departamento de História na Universidade de São Paulo e diretora do Museu Paulista desde 2016. É mestra, doutora em história social pela USP, respectivamente em 1995 e 2001. Livre-docente pelo Museu Paulista/USP em 2012. Pesquisa cultura visual e representações urbanas.

À frente da direção do Museu Paulista desde junho de 2016, num momento em que a sede do museu está fechada para visitação, tem como uma linha importante de sua atuação a transferência do acervo e a continuidade das atividades educativas do museu em outros espaços, como casas alugadas próximas à sede.

Durante sua gestão, deve ocorrer o bicentenário da independência brasileira, data limite do compromisso da Universidade de São Paulo para a reabertura da sede; em entrevista, Lima declarou que, para a reabertura, pretende eventualmente modificar o papel social do museu: "O desafio será tornar este museu um museu de história na e para a cidade de São Paulo, que não só acolha a sua diversidade social, mas que a discuta, de uma perspectiva crítica e histórica, com exposições dinâmicas e com atividades educativas pautadas pela acessibilidade e pelas facilidades do ambiente digital e interativo". Antes de assumir a direção do Museu Paulista, trabalhou desde os anos 1990 como curadora do acervo de imagens do mesmo museu.

Em 2002, o vídeo "19th Poses", que coproduziu, com Vânia Carneiro de Carvalho e Gavin Adams, venceu o Grand Prix Cinem'Art du Court Métrage, no Festival Internacional Musées & Patrimoine. A obra baseia-se na coleção fotográfica de Militão Augusto de Azevedo.

Fonte: Wikipedia.

Conteúdo relacionado
X Encontro Paulista de Museus