Você está aqui: Página Inicial / Pessoas / Sônia Salzstein Goldberg

Sônia Salzstein Goldberg

Sônia Salzstein é Professora Titular de História da Arte no Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicações e Artes da USP. Doutorado e Mestrado em Filosofia pelo Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Graduação em Educação Artística. Na ECA-USP coordena o Centro de Pesquisa em Arte Brasileira, ministrando, também, cursos na graduação e na pós-graduação. Integra o Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais desta escola.
Sônia Salzstein Goldberg

foto de Maria Leonor de Calasans / IEA-USP

Escreveu, entre  inúmeros trabalhos sobre arte moderna e contemporânea brasileiras, os livros Volpi (Ed. Sílvia Roesler/Campos Gerais, 2000) e Franz Weissmann (Ed. Cosac & Naify, 2001). Organizou ampla publicação sobre a obra de Mira Schendel (No vazio do mundo/Mira Schendel;Ed. Galeria de Arte do Sesi/Marca D’Água, 1997) e  o volume Diálogos com Iberê Camargo (Cosac & Naify Edições, 2003). Tem, igualmente, diversos textos publicados sobre questões culturais ligadas à globalização e à modernização em contextos periféricos, tema central de sua tese de doutorado, defendida em 2001 no Departamento de Filosofia da FFLCH da USP. Coordenou, junto à Editora Cosac Naify, a Coleção Outros Critérios, dedicada principalmente à arte moderna e contemporânea, tendo organizado, entre outras antologias, Modernismos, reunindo ensaios de T.J. Clark (2006) e Matisse/Imaginação, erotismo e visão decorativa (2009). Foi curadora de exposições de Tarsila do Amaral, Mira Schendel, Iberê Camargo, Alfredo Volpi, Antonio Dias, entre inúmeras outras, com artistas emergentes.

Participou em diversos conselhos diretores e comitês assessores de instituições de arte e cultura no país, como a Comissão Nacional de Artes Plásticas da FUNARTE/MiNC (1987-88), Fundação Iberê Camargo (2000-2006), Instituto de Arte Contemporânea - IAC (2007-2010), Conselho de Curadoria do Centro Universitário Maria Antonia/USP (2008-2012) e Conselho Deliberativo do Instituto de Estudos Brasileiros - IEB/USP (2007-2009). Desde 2009, a partir de trabalho sobre a obra de Henri Matisse, principalmente, mas também da revisão do modernismo europeu dos séculos XIX e XX, busca reexaminar o legado do modernismo na cultura contemporânea, com ênfase em análises comparativas da arte europeia, brasileira, norte-america e latino-americana. No mesmo período, veio tratando de questões teóricas ligadas ao novo estatuto da crítica de arte, tendo organizado em novembro de 2011, no Centro Universitário Maria Antonia, junto a uma comissão de docentes e pesquisadores da USP, o seminário Atualidade da crítica: entre a síntese e a complexidade.

No período de 1989-1992 foi responsável pelo setor de artes visuais do Centro Cultural São Paulo, onde implantou projeto institucional voltado à arte contemporânea brasileira, com programa de exposições, cursos e debates. Ao lado de inúmeras exposições trazendo a jovem geração de artistas que emergia nos anos 90,  organizou  mostras de José Leonilson, José Resende,Carlos Fajardo, Carmela Gross e outros. Foi também  curadora de  mostras de Tarsila do Amaral, Alberto da Veiga Guignard, Mira Schendel, Iole de Freitas, Antonio Dias e Carlos Fajardo.

 

Participou da mesa redonda: O Social na Arte; entre a ética e a estética

registrado em: