Você está aqui: Página Inicial / Pessoas / Soraya Soubhi Smaili

Soraya Soubhi Smaili

Soraya Soubhi Smaili

Fonte: http://www.iea.usp.br/midiateca/foto/eventos-2019/brasil-brasis-e-sua-complexa-formacao-social-1o-de-novembro-de-2019/soraya-soubhi-smaili/view

Soraya Smaili é Professora Titular do Departamento de Farmacologia da Escola Paulista de Medicina da UNIFESP. Ocupa a Cadeira 36 da Academia Nacional de Farmácia. Graduada em Farmácia e Bioquímica pela Universidade de São Paulo (1985), realizou Mestrado, Doutorado e Livre-Docência pela Escola Paulista de Medicina, UNIFESP.

Smaili é pós-doutorada na Thomas Jefferson University e no National Institutes of Health (NIH). Foi Pesquisadora Visitante no NIH e fellow da Fogarty Foudation. Estabeleceu e coordenou os Laboratórios de Microscopia de Alta Resolução, Microscopia Confocal e o Laboratório de Sinalização e Morte Celular. Coordenou o Programa de Pós-graduação em Farmacologia da Unifesp.

Foi Secretária Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), membro do Diretorio Nacional da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes); da Iniciativa da Ciencia e Tecnologia no Parlamento; do Conselho do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB); do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT) da Presidencia da República; do Conselho da Associação de Universidades do Grupo Montevidéo (AUGM). Foi Presidente da Comissão de CT da Andifes; Presidente do Conselho Curador da Fundação de Apoio da Unifesp (FapUnifesp). Atualmente, integra o Comitê Diretor (Board of Directors) da Sociedade Internacional de Morte Celular (International Cell Death Society, ICDS).

É membro do Conselho da Aliança Francesa, Conselho Consultivo da Rede Nossa São Paulo, Conselho Administrativo Superior da Câmara do Comercio Árabe Brasileira. Desenvolve projetos de pesquisa nas áreas de morte celular, neurodegeneração e envelhecimento, e políticas públicas para a Educação e Ciência. É bolsista produtividade CNPq nivel 1. Em 2012 foi eleita para o primeiro mandado como Reitora da Unifesp para mandato 2013-2017 e reeleita em 2016 para o mandato 2017-2021.