Você está aqui: Página Inicial / Pessoas / Tata Amaral

Tata Amaral

Cineasta brasileira

Márcia Lellis de Souza Amaral, de nome profissional Tata Amaral (São Paulo, 19 de setembro de 1960), é uma cineasta brasileira.

Formada em Cinema e Audiovisual na ECA-USP, entre 1986 e 1994, realizou vários curtas-metragens.

Em 1997 realizou seu primeiro longa-metragem, Um Céu de Estrelas, premiado nos festivais de Brasília, Boston, Trieste, Créteil e Havana e considerado pela crítica um dos filmes brasileiros mais importantes da década.

Seu terceiro longa, Antônia, filmado em São Paulo em 2005 e lançado em 2006, retrata grupo de cantoras de rap de Brasilândia, gerou a série de mesmo nome, produzida pela O2 Filmes e exibida pela Rede Globo, que continuava a história do filme, sendo exibida em duas temporada entre 2006 e 2007, e indicada ao prêmio Emmy Internacional em 2007.

Ainda em 2007, Tata Amaral publicou pela editora O Nome da Rosa, o livro Hollywood: Depois do Terreno Baldio, de contos e relatos colhidos na pesquisa para a produção de Antônia.
Trago Comigo, a minissérie que dirigiu para TV Cultura e Sesc TV, concorreu a 4 prêmios no Prêmio Qualidade Brasil em 2009: melhor minissérie, melhor autor, melhor ator e melhor diretora. Em 2016, Trago Comigo foi lançado como longa-metragem, com a metade da duração, mas com algumas cenas que não haviam sido incluídas na minissérie.