Você está aqui: Página Inicial / Pessoas / Teixeira Coelho

Teixeira Coelho

Teixeira Coelho

foto de Maria Leonor de Calasans / IEA-USP

Professor Emérito da Universidade de São Paulo em 2015.

Na USP além de ser professor titular aposentado, obteve também os títulos de livre-docente e professor adjunto, perfazendo a carreira universitária completa.

Foi Curador-Chefe do MASP- Museu de Arte de São Paulo, Brasil (2006-2015) e Diretor do Museu de Arte Contemporânea de São Paulo (MAC-USP), de 1998 a 2002. Foi também Diretor do Idart (Departamento de Informação e Documentação Artística, da Secretaria de Cultura da Cidade de São Paulo no CCSP), de 1993 a 1996.

É especialista em Politica Cultural e colaborador da Catedra Unesco de Politica Cultural da Universidad de Girona, Espanha. Coordenador do curso de especialização em gestão e política cultural do Observatório Itaú Cultural em colaboração com a Universidade de Girona desde 2008.

Curador de diversas exposições realizadas no Brasil e no exterior; co-curador da Bienal de Curitiba 2013 e curador-chefe da Bienal de Curitiba em 2015.

Autor de diversos livros sobre cultura e arte, é ficcionista (PremioPortugal Telecom 2007 pelo livro Historia Natural da Ditadura, publicado em 2006 pela Ed. Iluminuras). Entre as várias obras publicadas, destacamos: Moderno Pós Moderno; Arte e Utopia; Dicionário Crítico de Política Cultural; Balzac: Entre a Vida e a Arte; Dicionário do Brasileiro de Bolso. Niemeyer: um romance, Fúrias da Mente, História Natural da Ditadura são seus livros de ficção.

Colaborador de Bravo!, Folha de S. Paulo, Punto de Vista, TodaVia.

Bolsista da Rockefeller Foundation, em criação literária.

Possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e Universidade Guarulhos (1971), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1976) e doutorado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo (1981), pós-doutorado na University of Maryland, EUA (2002). Foi professor de Teoria da Informação e Percepção Estética e de História da Arte da Faculdade de Arquitetura da Universidade Mackenzie.

registrado em: