Você está aqui: Página Inicial / Pessoas / Viviane Sarraf

Viviane Sarraf

Viviane Panelli Sarraf é doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, mestre em Ciência da Informação pela Escola de Comunicações e Artes da USP, especialista em Museologia pelo Museu de Arqueologia da USP e graduada em Licenciatura em Educação Artística pela FAAP.

Diretora técnica e fundadora da Museus Acessíveis, criadora e coordenadora da RINAM – Rede de Informação de Acessibilidade em Museus, Professora do Curso de Especialização em Acessibilidade Cultural da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Curso de Pós- Graduação Lato Sensu em Arte Contemporânea e Docência no Ensino Superior da Universidade Camilo Castelo Branco – UNICASTELO, Pesquisadora do Centro Interdisciplinar de Semiótica da Cultura e da Mídia – CISC da PUC-SP e Assessora Ad Hoc da FAPESP.

O começo de sua trajetória profissional ocorreu no ano de 1998, na XXIV Bienal de Artes de São Paulo onde integrou a equipe do projeto Diversidade, proposta pioneira de atendimento de pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade social no universo da arte e da cultura.

Por meio dessa primeira oportunidade e de participações em outros projetos culturais e inclusivos começou a desenvolver ideias e propostas de serviços e produtos para promoção de acessibilidade cultural para pessoas com deficiência e públicos não usuais de espaços culturais (crianças pequenas, idosos e visitantes de primeira viagem).

Suas ideias foram bem recebidas em instituições e projetos onde colaborou, como exposições temporárias, museus, espaços culturais, escolas e projetos.

Foi agraciada com o prêmio internacional de empreendedorismo sustentável da Artemisia Foundation pela criação da empresa social Museus Acessíveis em 2007, que ofereceu sólida formação nas áreas de empreendedorismo sustentável e impacto social e assessorou durante mais de 3 anos o desenvolvimento da empresa.

2010 ganhou o Prêmio Pesquisador do Centro Cultural São Paulo – Secretaria Municipal de Cultura pela pesquisa “Acessibilidade em Espaços Culturais: experiências artísticas e programações culturais inclusivas promovidas em São Paulo” produzida para o Arquivo Multimeios da instituição e disponível para consulta de relatório e materiais coletados na instituição.

Em 2012 recebeu o prêmio internacional “CECA-ICOM Best Practice Award do Comitê de Educação e Ação Cultural do Conselho Internacional de Museus - CECA ICOM, pelo trabalho de Educação e Ação Cultural que desenvolveu no Centro de Memória Dorina Nowill. Nesse mesmo ano foi agraciada com a bolsa de viagem Young Support do ICOM International para participação na conferência e cerimônia de premiação em Yerevan na Armênia.

Foi responsável pela criação, curadoria, plano museológico, museografia, ação cultural e educativa e programa de extensão do Centro de Memória Dorina Nowill da Fundação Dorina Nowill para Cegos. Sob sua responsabilidade entre os anos de 2002 e 2013 o projeto recebeu menção honrosa no Prêmio Darcy Ribeiro do Minc em 2008 e Prêmio Betinho Cidadania e Democracia da Câmara dos Vereadores de São Paulo em 2013; ganhou os prêmios Cultura e Saúde do Minc - edições 2008 e 2010 e Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade do IPHAN, na categoria Patrimônio Material em 2013. Em 2011 o projeto de modernização do espaço cultural foi aprovado pela Lei Municipal de Incentivo a Cultura de São Paulo e pode executar as ações de construção de novos espaços de preservação e exposição, atualização dos processos de documentação e pesquisa on-line, elaboração de nova exposição e materiais de divulgação com patrocínios da TV Globo e Linx.

Nesse período o Centro de Memória Dorina Nowill recebeu aproximadamente 12 mil visitantes e formou mais de 500 profissionais e estudantes por meio dos cursos de Acessibilidade Cultural e Audiodescrição.

Em 2008, organizou em parceria com o MAM-SP e com a Fundação Dorina Nowill para Cegos o Encontro Regional de Acessibilidade em Museus, primeiro evento nacional que apresentou o um panorama das ações e do pensamento crítico na área de acessibilidade cultural. O publico do evento foi superior a 200 participantes de diferentes estados e cidades brasileiros.

Em sua trajetória profissional e acadêmica proferiu palestras, oficinas e ministrou cursos em museus, espaços culturais e universidades de todo o país, publicou artigos e capítulos de livros em revistas científicas e livros das áreas de museologia, ação educativa, acessibilidade, ciências sociais e comunicação e publicou um livro com base em sua dissertação de mestrado em língua inglesa pela editora alemã VDM Verlag.

Link para currículo lattes: lattes.cnpq.br/3986086413052890

Tese de doutorado disponível na Biblioteca Virtual Sapientia da PUC-SP

Dissertação de Mestrado disponível na Biblioteca Digital de Teses da USP