Você está aqui: Página Inicial / Pessoas / Willi Bolle

Willi Bolle

Professor e intelectual alemão radicado no Brasil

Stefan Wilhelm Bolle é professor titular de Literatura na Universidade de São Paulo (Área de Alemão/ Departamento de Letras Modernas/ Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas)

Depois da Licenciatura em Letras Neolatinas, na FFCL/USP, em 1968, Willi Bolle fez em 1971 o Doutorado em Letras na Universidade de Bochum/Alemanha com uma tese sobre a técnica narrativa no contos de Guimarães Rosa. O tema de sua tese de Livre-docência na FFLCH/USP, em 1984, foi Walter Benjamin e a cultura da República de Weimar. Suas pesquisas tratam da Modernidade no Brasil e na Alemanha, na intersecção da Literatura com a História, concentrando-se no projeto de uma topografia cultural do Brasil: Metrópole/megacidade – Sertão – Amazônia.
É autor da trilogia Fisiognomia da metrópole moderna (São Paulo, Edusp, 2. ed. 2000; Physiognomik der modernen Metropole, Colônia e Viena: Böhlau 1994); grandesertão.br -- O romance de formação do Brasil (São Paulo: Duas Cidades/ Ed. 34, 2004); e, como co-organizador, de Amazônia – região universal e teatro do mundo (São Paulo: Ed. Globo, 2010; Amazonien – Weltregion und Welttheater; Berlim: trafo Wissenschaftsverlag, 2010).
É também o organizador da edição brasileira das Passagens, de Walter Benjamin (Belo Horizonte e São Paulo: EdUFMG e Imprensa Oficial, 2006) e co-organizador dos dois livros bilíngues Fünf Jahrhunderte deutsch-brasilianische Beziehungen/ Cinco séculos de relações brasileiras e alemãs; e Deutsch-brasilianische Beziehungen in der Gegenwart/ Relações entre Brasil e Alemanha na Época contemporânea (Santos: Ed. Brasileira, 2013 e 2015).