Você está aqui: Página Inicial / Pessoas / Klaus Schrenk

Klaus Schrenk

Professor Dr. Klaus Schrenk 1949, Hamburgo, Alemanha

Klaus Schrenk









Klaus Schrenk estudou história da arte, filologia e sociologia alemãs em Hamburgo, Berlim e Marburgo. Em meados da década de 1970, uma pesquisa levou-o a Paris. Em 1976, Schrenk recebeu seu doutorado na Universidade Philipps de Marburg com Heinrich Klotz e Martin Warnke, sobre tendências republicanas democráticas em gravuras francesas entre 1830 e 1852. A dissertação trata de gravuras francesas do século XIX, com especial referência a Honoré Daumier e seu círculo.

Ele então recebeu a “Bolsa Richard Hamann do Estado de Hesse” em 1976 e concluiu um estágio na Galeria de Arte do Estado em Berlim de 1978 a 1979. Desde 1979, Klaus Schrenk foi assistente de pesquisa, mais tarde vice-diretor, do Städtische Kunsthalle Düsseldorf.

Em 1986, ele se mudou para o Kunstmuseum Bonn como vice-diretor. Grandes exposições sobre Wolfgang Laib, Blinky Palermo, Markus Lüpertz, Brice Marden e Helmut Federle, bem como o novo edifício do museu de arte de Axel Schultes estavam no centro de suas atividades.

Em 1º de novembro de 1995, Schrenk tornou-se professor e diretor da Staatliche Kunsthalle Karlsruhe. Em 1 de março de 2009, ele sucedeu Reinhold Baumstar no cargo de Diretor Geral das Coleções de Pintura Estatais da Baviera.

Klaus Schrenk publicou principalmente sobre a arte dos séculos XIX e XX, e é membro do conselho de administração da Kulturstiftung der Länder, no conselho de administração da Hessische Kulturstiftung, do conselho consultivo da fundação Saarländischer Kulturbesitz, do júri da Villa Massimo, em Roma e do conselho de administração da Akademie Schloss Solitude.

Em 31 de outubro de 2014, Klaus Schrenk se aposentou , quando Diretor Geral das Coleções de Pintura Estatais da Baviera.