Você está aqui: Página Inicial / Pessoas / Laymert Garcia dos Santos

Laymert Garcia dos Santos

Laymert Garcia dos Santos

Laymert Garcia dos Santos em evento no Idea-Unicamp em 1988

null

Doutor em Ciências da Informação pela Universidade de Paris VII, Laymert Garcia dos Santos é professor titular do Departamento de Sociologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp e membro do Centro de Estudos dos Direitos da Cidadania da USP e do Conselho Diretor do Instituto Socioambiental. Foi professor visitante do St. Antony's College da Universidade de Oxford, Inglaterra, no ano letivo de 1992-93.

Desde o final da década de 1980, tem se dedicado às múltiplas relações entre tecnologia e sociedade (ambiente, arte e cultura), produzindo diversos ensaios sobre o assunto. Traduziu e apresentou o Discurso da Servidão Voluntária, de Etienne de La Boétie (Brasiliense, 1982), e é autor de "Desregulagens" e "Alienação e Capitalismo"(ambos pela Brasiliense, 1981 e 82, respectivamente), além de Tempo de Ensaio (Companhia das Letras, 1989). Em 2001, organizou o volume bilingüe sobre o dramaturgo Heiner Müller e o Brasil, intitulado Drucksache N.F.6, publicado pela editora alemã Richter Verlag e a Associação Internacional Heiner Müller.

Dentre suas publicações destacam-se também: "Tecnologia, perda do humano e crise do sujeito de direito", in Oliveira F. & R. Paoli, M.C.(org.), Os sentidos da democracia - Políticas do dissenso e hegemonia global; Coleção Zero à Esquerda São Paulo, Vozes-Fapesp-Nedic, 1999, pp.291-306; "Tecnologia, natureza e a "redescoberta" do Brasil, in Araújo H.R.(org.); Tecnociência e cultura - Ensaios sobre o tempo presente, São Paulo, Estação Liberdade, 1998, pp. 23 a 46.