Você está aqui: Página Inicial / Pessoas / Toby Jackson

Toby Jackson

Toby Jackson, artista e poeta, trabalhou como professor e conferencista na educação formal e no Education Advisory Service. Coordenou o Departamento de Educação do Museu de Arte Moderna de Oxford entre 1984 e 1988. Durante este período, com o auxílio do British Council, lecionou em Hong Kong e Polônia e realizou palestras sobre arte e museologia por todo Reino Unido.

Integrou-se à Tate Gallery Liverpool em 1988 como curador-fundador dos programas públicos de educação e membro da equipe sênior administrativa desse museu.

No início de 1999 ele foi indicado para o posto de Chefe-Fundador de Interpretação e Educação da Tate Modern, Londres, onde projetou e implementou as estratégias dessa área formando uma equipe educativa que atendia a todos os públicos da galeria.

 

Ele atuou no Visual Arts Panel e no Arts Council da Grã-Bretanha, e foi membro do UK Government’s National Curriculum Art Working Group. Recentemente, integrou o comitê consultor para Educação e Treinamento do Arts Council of England e foi membro de sua Comissão de Publicações. Representando a Tate Gallery ele lecionou no Canadá, Holanda, Espanha, Noruega, Irlanda, Austrália, Portugal, Suécia, Brasil, Estados Unidos e Reino Unido.

É co-produtor do primeiro disco laser multimídia da Tate sobre Henry Moore e, junto com a ICL e Attica Cybernetics, produziu o primeiro CD-ROM interativo da Tate Gallery. In 1992, em parceria com a University of Liverpool, ele iniciou uma empreitada editorial criando o Critical Forum, uma série de palestras e livros sobre artistas de renome e temas da Arte e Cultura do século 20. Ele foi co-editor do projeto de publicação de material de referência para educacao à distância intitulado Trabalhando com Arte Moderna em parceria com a Open University e o Arts Council.

É fellow da University of Liverpool e foi consultor externo da Staffordshire University. Também foi diretor de educação e programas públicos para a artranspennine99, uma exposição regional de arte contemporânea.

No início de 1999 ele é indicado para o posto de Chefe-Fundador de Interpretação e Educação da Tate Modern, Londres, onde projetou e implementou as estratégias dessa área formando uma equipe educativa que atende a todos os públicos da galeria. Inovações recentes incluem a transmissão regular dos eventos abertos (via webcasting-internet) , tutoriais online para aprendizado de adultos, programas e multimídia educativos para celulares usando PDA's, Raw Canvas, um programa destinado a jovens, um programa de música contemporânea e um esquema que permite a participação da comunidade visando o aumento do acesso aos programas mantidos pela Tate Modern. Atualmente, Toby Jackson trabalha com a ACE, HEI's e NSEAD no programa  nacional Artist Teacher Scheme que (re)introduz professores de arte às teorias e práticas contemporâneas.

Foi diretor da Home, espaço para "live art". Foi  também presidente do conselho da Open Eye em Liverpool e conselheiro da Urban Strawberry Lunch

 

EVENTO:  Educação e arte - a experiência da Tate Modern

 

_____________________________________________________________________

 

Toby Jackson has worked in the formal education sector as a teacher and lecturer and in the education Advisory Service. He was Education Officer at Museum of Modern Art, Oxford from 1984-88. During this time he undertook British Council lecture tours to Hong Kong and Poland and lectured on art and museology throughout the UK. He joined Tate Gallery Liverpool in 1988 as the founding Curator of Education and Public Programmes and a member of the Gallery’s senior management team.

 

He served on the Visual Arts Panel at the Arts Council of Great Britain, and was a member of the UK Government’s National Curriculum Art Working Group. He was recently on the Arts Council of England Education and Training Advisory panel and a member of the Publications Committee. He has lectured on behalf of Tate in Canada, Holland, Spain, Norway, Ireland, Australia, Portugal, Sweden, Brazil, America and throughout the UK.

 

He co-produced Tate's first multimedia laser disc on Henry Moore and in collaboration with ICL and Attica Cybernetics he produced Tate Gallery's first interactive CD-ROM. In 1992 he set up a co-publishing venture with the University of Liverpool to produce Critical Forum, a series of conferences and books on major artists and themes in 20C Art and Culture. He was co-editor and project team member on collaboration with the Open University and the Arts Council to publish a distance learning resource titled Working with Modern Art.

He is a Fellow of the University of Liverpool and was an external examiner at Staffordshire University. He was director of education and public programmes for artranspennine99, a region-wide exhibition of contemporary art.

 

He was appointed to the post of founding Head of Interpretation and Education at Tate Modern, London, in early 1999 where he wrote and implemented the gallery's interpretation and education strategies and set up the education team. The Interpretation and Education team covers all of the galleries public and educational programmes including all aspects of public interpretation. Recent innovations include regular webcasting of public events, tutored online learning for adults, mobile multimedia interpretation using PDA's, Raw Canvas, a peer-led programme for young people, a contemporary music programme and a community advocates scheme aimed at increasing access to Tate Modern programmes. He is currently working with ACE, HEI's and NSEAD on the national Artist Teacher Scheme that (re) introduces art teachers to contemporary theory and practice.

He was a Director of Home, the live art venue, is chairman of the Board of Directors of The photography gallery Open Eye and is also is on the board of Urban Strawberry Lunch.