Convidados

Conheça aqui os Professores e Professoras participantes do Curso Exclusivo: O que é Arte? Reunindo curadores, produtores, pesquisadores, artistas e outros profissionais do sistema da arte o curso visa formar e aguçar o senso crítico sobre arte, curadoria, institucionalidade, conservação, mercado, criação, produção, difusão, entre outros assuntos relacionais.

Ana Letícia Fialho

Doutora em Ciências da Arte e da Linguagem pela Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais de Paris (EHESS) e bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é gerente executiva do Programa Cinema do Brasil e pesquisadora associada ao Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB/USP). Com mais de quinze anos de experiência profissional nas áreas de ensino, pesquisa e gestão cultural.

Eliana Sousa Silva

Doutora em Serviço Social e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio. É Doutora Honoris Causa pela Queen Mary University of London. Em 2018 assumiu a Cátedra Olavo Setubal de Artes, Cultura e Ciência no Instituto de Estudos Avançados, IEA, USP. Líder do Grupo de pesquisa do CNPq Núcleo Políticas de Prevenção da Violência, Acesso à Justiça e Educação em Direitos Humanos. Migrou aos sete anos de Serra Branca na Paraíba para Nova Holanda, uma das 16 favelas da Maré no Rio de Janeiro, onde viveu por quase três década. Desde então, vem atuando como defensora de diretos dos moradores e moradoras de favelas. Fundou algumas instituições com atuação na Maré, dentre elas, o então Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré e, ainda, a Redes de Desenvolvimento da Maré, Redes da Maré, da qual é uma das dirigentes até hoje.

Isis Baldini

Conservadora-restauradora de obras de arte em suporte de papel, é pós-doutoranda no programa interdisciplinar do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC/USP) Doutora pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), com tese em conservação de obras contemporâneas, mestre pela mesma universidade, com dissertação em conservação de obras de arte em papel, especialista em Gestão e Políticas Culturais pela Fundació Universitat de Girona, Espanha, em parceria com o Itaú Cultural e especialista em Tecnologia do Papel pela Faculdade Oswaldo Cruz.

Graziela Kunsch

Artista, editora, crítica, curadora e professora. Seus projetos frequentemente implicam em um alargamento do chamado “público da arte”, relacionando-se com contextos políticos e sociais. Participou como artista da Bienal de São Paulo em duas edições - 29a Bienal (2010) e 31a Bienal (2014). Mestre em Cinema pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), com o Projeto Mutirão.Foi artista residente no ateliê da FAAP na Cité des Arts, em Paris, eno projeto The Grand Domestic Revolution, Casco, em Utrecht, entre outros espaços. Responsável pela formação de público no projeto Vila Itororó Canteiro Aberto, da Prefeitura de São Paulo.

Débora Bolsoni

Mestre em Poéticas Visuais pela Escola de Comunicação e Artes (ECA/USP) (2014). Estudou na EAVParque Lage no Rio de Janeiro (1991a 1993) e na Saint Martin School of Art em Londres/UK (1993). Leciona Artes Visuais na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) desde 2018. Foi artista residente da Cité Internationale dês Arts, Paris (2017); URRA Projects, Buenos Aires (2015); CC-Remisen, Brande/DK (2004); Museu de Arte da Pampulha, BH (2005); e MAMAM no Pátio, RE (2006). Seu trabalho é representado pelas galerias Athena Contemporânea (Rio de Janeiro) e Bendana-Pinel (Paris).

Gilberto Mariotti

Doutor em Poéticas Visuais pela ECA-USP (Bibliografia, 2016), Mestre em Poéticas Visuais pela mesma instituição (Wp/Wp: um relato crítico da experiência de Workplace/Werkplaza, 2009) e graduado em Artes Plásticas pela FAAP (1996). É Professor de Desenho e História da Arte na Escola da Cidade de Arquitetura e Urbanismo. Artista visual, foi premiado em2013 com o Prêmio Honra ao Mérito Arte e Patrimônio, Paço Imperial/MinC/IPHAN. pelo projeto Interventores, tendo realizado exposições individuais como Fragata (2010), no MAC Niterói, Canteiro (2009) na Galeria Luisa Strina, e Monumetria, (2009), junto ao grupo Delenguaamano.

Ivo Mesquita

Formado em Jornalismo (1972) e com bacharelado em História da Arte (1975) pela Universidade de São Paulo. Ivo também defendeu seu mestrado nesta mesma universidade. Diretor Artístico da Pinacoteca do Estado (2012-2015) e curador-chefe do mesmo museu de 2002a 2012. Foi Curador-chefe da 28a Bienal de São Paulo (2008).Foi Diretor Artístico do Museu de Arte Moderna de São Paulo – MAM 2001-2002 ; Diretor Artístico da Fundação Bienalde São Paulo de 1999 a 2000. Das muitas exposições que idealizou e desenvolveu como curador, destacam-se: F[r]icciones, Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, Madri 2000 e Cartographies, Winnipeg Art Gallery, Canadá 1993.

Paulo Herkenhoff

Foi o primeiro Diretor Cultural do Museu de Arte do Rio, o MAR, bem como Diretor-Geral do Museu de Belas Artes do Rio de Janeiro (2003-2006) e Curador-Chefe do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, o MAM-RJ (1985-1999). Além disso, foi Curador Adjunto no departamento de pintura e escultura do Museu de Arte Moderna de Nova York, o MoMA (1999-2002), Curador Geral da XXIV Bienal de São Paulo (1997 e 1999) eCurador da Fundação Eva Klabin Rapaport. Foi Consultor da Coleção Cisneros (Caracas, Venezuela), e Consultor da IX Documenta Kassel, na Alemanha (1991).

Julia Buenaventura

Crítica e historiadora da arte latino-americana. É Doutora em Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, Brasil, 2014 (com bolsa da Fapesp) e Mestre em História e Teoria da Arte e da Arquitetura da Universidade Nacional de Colômbia, 2007. Ministrou cursos e palestras em diversas instituições, como: ECA-USP (pós-doutorado), Universidade Javeriana (Bogotá), Malba-Museu de Arte Latino Americana (Buenos Aires), Universidade de Paraná e SESI (Curitiba), Instituto Tomie Ohtake, Fundação Getúlio Vargas, SESC e MAM (São Paulo).

Júlia Rebouças

Curadora, pesquisadora e crítica de arte. Atualmente é curadora do 36º Panorama da Arte Brasileira: Sertão no MAM-SP (2019). Foi co-curadora da 32a Bienal de São Paulo (2016). De 2007 a 2015 integrou a curadoria do Instituto Inhotim. Foi membro do comitê curatorial do 18o e 19o Festival Internacional Sesc_Videobrasil (2012-2015). Em 2013, foi curadora associada da 9a Bienal do Mercosul, em Porto Alegre. É doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) (2017).

Arthur do Carmo

Artista pesquisador, mestrando em poéticas visuais na ECA-USP. Tem interesse pelas possibilidades de atuação da crítica de arte entre práticas colaborativas com outros artistas e gestores culturais, criando diferentes interfaces de produção e mediação. Iniciou suas pesquisas no campo artístico no Núcleo de Estudos da Fotografia, em Curitiba/PR entre os anos de 2008 e 2011, com formação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 2014.

Ilana Goldstein

É bacharel e mestre em Ciências Sociais pela USP, especialista em Direção de Projetos Culturais pela Sorbonne Nouvelle - Paris III e doutora em Antropologia pela Unicamp. Foi docente e depois coordenadora do MBA em Bens Culturais da Fundação Getúlio Vargas, de 2008 a 2014. Atualmente, é professora no Departamento de História de Arte e assessora cultural da Reitoria da Unifesp. Paralelamente à carreira acadêmica, atuou em curadorias de exposições e deu assessoria a projetos em diversas instituições, como Museu da Língua Portuguesa, SESC-SP, SENAC-SP, Arte 3, Base 7, Fórum Permanente de Museus, Itaú Cultural e Caixa Cultural.

Jorge Schwartz

Professor titular em Literatura Hispano-Americana da USP. Foi diretor do Museu Lasar Segall (2008 a 2018). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas Estrangeiras Modernas. Atua principalmente nos seguintes temas: Vanguardas, Modernismo, Oswald de Andrade, Oliverio Girondo e Jorge Luis Borges. Autor, entre outros, de "Borges Babilônico: uma enciclopédia", "Vanguarda e cosmopolitismo", "Vanguardas latino-americanas", "Borges no Brasil". Sua atenção está voltada também às relações da literatura com as artes plásticas. Organizou a "Caixa Modernista", "Do Amazonas a Paris" de Vicente do Rego Monteiro, e foi curador das exposições "Da Antropofagia a Brasília" (IVAM, 2000 e FAAP 2002), "Horacio Coppola" (IMS e Telefónica/Madri) e "Grete Stern" e "Profissão Fotógrafo: Hildegard Rosenthal e Horacio Coppola, no Museu Lasar Segall.

Raquel Garbelotti

Artista e professora da Universidade Federal de Espírito Santo - UFES, Brasil. Doutorado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USP. Participou de diversas exposições individuais e coletivas como "Juntamentz". Uma seleção de exposições das quais integrou: 8ª Bienal do Mercosul. Ensaios de Geopoéticas, Porto Alegre, Brasil, (2011); Cinemaquete: Western. 7ª Bienal do Mercosul; Grito e Escuta. Projeto Capacete, Porto Alegre (2007); Estado de Exceção - Venha ver a Coréia (Ver Você), Paço das Artes, São Paulo (2008); Paisagem Sucessiva, Casa Triângulo, São Paulo (2003); 25ª Bienal de São Paulo (2002); Panorama da Arte Brasileira, Museu de Arte Moderna de São Paulo - MAM (2001); II Mostra do Programa de Exposições, Centro Cultural São Paulo, São Paulo, Brasil (2001);  26ª Bienal de Pontevedra , Espanha (2000), entre outras.

José Augusto Ribeiro

Mestre em Teoria, História e Crítica de Arte pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e atualmente trabalha como curador  na Pinacoteca do Estado de São Paulo. Entre 2010 e 2012 foi curador de artes visuais do Centro Cultural São Paulo (CCSP). Realizou a curadoria das exposições “Dimensões variáveis”, com obras de Daniel Acosta, Felipe Cohen, Marcius Galan e Nicolás Robbio, no CCSP, em abril de 2010; “Ana Luiza Dias Batista – Programa”, na Estação Pinacoteca, em 2009; “Um mundo a perder de vista – Guignard”, na Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre, em 2008; e “... está tudo pronto para o uso”, com obras de João Loureiro, na galeria Virgílio, em 2007

Felipe Arruda

Diretor do Núcleo de Cultura e Participação do Instituto Tomie Ohtake, é responsável pelas ações e pesquisas educativas, projetos socioculturais, cursos (Escola Entrópica e Espaço do Olhar), seminários, programação cultural, publicações e premiações (Prêmio Energias na Arte, Prêmio Territórios Educativos, Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake) realizadas pela instituição. Foi coordenador de comunicação e produção da gravadora Núcleo Contemporâneo, Gestor de Projetos Culturais da Brant Associados e Instituto Pensarte, Gerente de Planejamento da Base7 Projetos Culturais e Gerente de Artes do British Council no Brasil, liderando programas de cooperação internacional nas áreas de Economia Criativa e Literatura.

Martin Grossmann

Professor Titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo / ECA-USP. A atuação como gestor de instituições e projetos culturais, educacionais e acadêmicos apoia-se nas pesquisas e estudos sobre interdisciplinaridade, curadoria; ação, mediação e política cultural; museologia; crítica, teoria e história da arte, da arquitetura, da cultura, da ciência; bem como a história das ideias. O principal objeto de estudo é o Museu de Arte na atualidade, bem como a mediação crítica e a gestão cultural, acadêmica e educacional.