Você está aqui: Página Inicial / Eventos / Cursos / Disciplinas / Deslocando o cânone: curadoria como história na arte da América Latina / Bibliografia da disciplina: Deslocando o cânone: curadoria como história na arte da América Latina

Bibliografia da disciplina: Deslocando o cânone: curadoria como história na arte da América Latina

CAP 5028 Deslocando o cânone: curadoria como história na arte da América Latina

Escola de Artes e Comunicações, Universidade de São Paulo

Prof. Martin Grossmann e Profa. Julia Buenaventura

ApresentaçãoProgramação Curadorias chave Arte América Latina
Fotos da disciplina

Bibliografia

 

ADES, Dawn. Art in Latin America. The Modern Era, 1820-1980 (contribuições de: L. Guy Brett, Stanton Loomis Catlin, and Rosemary O`Neill). Londres: South Bank Centre, 1989. Tradução ao espanhol: Arte en Iberoamérica 1820-1980. Madri: Ministerio de Cultura, 1990. Tradução ao português: Arte na América Latina. São Paulo: Cosac & Naif Edições, 1997.

_____, “Constructing histories of Latin American Art”, The two Art Histories: the Museum and the University. Yale: Yale University Press, 1999.

AMARAL, Aracy. Arte e meio artístico: entre a feijoada e o x-burguer. São Paulo: Nobel, 1982.

_____, Arte para quê? A preocupação social na arte. São Paulo: Studio Nobel, 1998.

_____, Pintura latinoamericana: proyecto cultural, los colegios y el arte: breve panorama de la modernidad figurativa en la primera mitad del siglo XX. Buenos Aires: Ed. do Banco Velox, 1999.

______,  e Damián Bayon. Um Olhar Sobre a América. São Paulo: Fundação Memorial da América Latina (Coleção Memo), 1995.

_____, Textos do trópico de Capricórnio - Circuitos de arte na América Latina e no Brasil. São Paulo: Editora 34, 2006.

BARNITZ, Jacqueline. Twentieth – century art of Latin America. Austin: University of  Texas Press, 2001.

BAYÓN, Damián (Relator). América Latina en sus artes. México: Siglo XXI, 1974.

______. Aventura Plástica de Hispanoamérica. México: FCE, 1974.

______. El Artista Latinoamericano y su Identidad. Caracas: Monte Ávila Editores, 1977.

_____. (ed.), Arte Moderno en América Latina. Madrid: Taurus, 1985.

_____. Historia del arte hispanoamericano, vol. 3 - sec. XIX e XX. Madrid: Alhambra, Éditeur, 1987.
BELLUZZO, Ana Maria de Moraes. Modernidade: Vanguardas Artísticas na América Latina. São Paulo: UNESP, 1990.

CAMNITZER, Luis. “Una genealogía del arte conceptual latinoamericano” (art.). Buenos Aires: Continente Sul / Sur, no. 6, nov 1997.

_____. Conceptualism in Latin American Art: Didactics of Liberation. Yale: Yale University Press, 2007.

CASTEDO, Leopoldo. History of Latin American Art and Architecture- From Pre Columbiam Times to the Present (tradução e edição Phyllis Freeman). Nova York: Praeger, 1969. Publicação em espanhol: Historia del arte y de la arquitectura latinoamericana: desde la época precolombina hasta hoy. Madrid: Alianza, 1970.

FILIPOVIC, Elena, Mieke van Hal & Solveig Øvstebø (editors): The Biennial Reader. An Anthology on Large-Scale Perennial Exhibitions of Contemporary Art, Bergen y Ostfildern, Bergen Kunsthall y Hatje Cantz Verlag, 2010.

FREIRE, Cristina e Ana LONGONI. Conceitualismos do Sul/Sur. São Paulo: MAC-USP, 2014.

GUTIERREZ, Ramón (cord.). Historia del Arte Iberoamericano. Barcelona: Editorial Lunwerg, 2000.

JIMENEZ, José e Fernando Castro (eds.), Horizontes del arte latinoamericano. Madrid: Tecnos, 1999. (David Pérez, Octavio Zaya, Jorge Glusberg, Gerardo Mosquera, Mari Carmen Ramírez, Sheila Leirner, Coco Fusco, Cuauhtémoc Medina, Marcelo E. Pacheco e Paulo Herkenhoff.)

LAGNADO, Lisette, Cultural Anthropophagy: The 24th Bienal de São Paulo 1998. London, Afterall Books (Exhibition Histories), 2015. (With a main essay by Lisette Lagnado, additional texts by Paulo Herkenhoff, Andrea Fraser, Renato Sztutman, Mirtes Marins de Oliveira, Carmen Mörsch and Catrin Seefranz, an afterword by Pablo Lafuente and interviews with participating artists including Andrea Fraser and Dias & Riedweg.)

MOSQUERA, Gerardo (ed.). Beyond ‘the fantastic’: Contemporary Art Criticism from America Latina (Contribuções: Mónica Amor. Pierre E. Bocquet. Gustavo Buntinx. Luis Camnitzer. Nestor García Canclini. Ticio Escobar. Andrea Giunta. Guillermo Gsmez-Peqa. Paulo Herkenhoff. Mirko Lauer. Celeste Olalquiaga. Gabriel Peluffo Linari. Carolina Ponce de León. Mari Carmen Rammrez. Nelly Richard. Tomas Ybarra-Frausto. George Yzdice. Londres: Institute of International Visual Arts, 1996.)

PEDROSA, Mário, (Arantes, Otilia, org.). Política das Artes. São Paulo: Edusp, 1995

QUIJANO, Anibal. Modernidad, identidad y utopia en América Latina. Lima: Sociedad y Política, 1988.

RAMA, Ángel. La ciudad letrada. Hanover: Ediciones del Norte, 1984.

RAMÍREZ, Mari Carmen, Héctor Olea el al. Inverted Utopias. Yale: Yale University Press, 2004.

_____ (ed.). Heterotopias, médio siglo sin lugar 1918-1968 (catálogo). Madrid: Museo Nacional de Arte Reina Sofía, 2000. (Com textos de: Mari Carmen Ramírez, Héctor Olea, Cuauhtémoc Medina, Tomás Llorens, Robert S. Lubar, Benedito Nunes, Ángel Rama, Marcelo Pacheco, Marta Traba, Olivier Debroise, Ariel Jiménez, Luis Pérez-Oramas, Ana Maria Belluzzo, Paulo Herkenhoff, Guy Brett, Max Bense, Justo Pastor Mellado, Guillermo Fantoni.)

_____, Hector Olea e Tomás Ybarra-Frausto (org.). Resisting Categories: Latin American and/or Latino? Houston: Museum Fine Arts Houston, International Center for the Arts os the Americas, 2012.

ROCA, José. Ensaios de Geopoética, 6ª Bienal de Mercosul. Porto Alegre: Fundação Bienal, 2011.

ROMERO, José Luís. Latinoamérica: las ciudades y las ideas. Medellín: Universidad de Antioquia, 1999.

SULLIVAN, Edward (Ed.), Latin American Art in the Twentieth Century. Londres: Phaidon Press, 1996. Tradução ao español: Arte latinoamericano del siglo XX. Madrid: Editorial Nerea, 1996.

TRABA, Marta. Dos décadas vulnerables en las artes plásticas latinoamericanas 1950-1970. Ed. Siglo XXI. México, 1973.

_____. Arte de América Latina. Nova York: Banco Interamericano de Desarrollo, 1994.

WEISS, Rachel, et al. Making Art Global (Part 1): The Third Havana Biennial 1989, London, Afterall Books (Exhibition Histories), 2011. (Rachel Weiss, archival texts from 1989–90 by Luis Camnitzer, Coco Fusco, Geeta Kapur and Mirko Lauer. New texts by Charles Esche and Gerardo Mosquera. Interviews with artists Alex Ángeles, José Bedia, Alfredo Márquez and Lázaro Saavedra)